segunda-feira, 8 de novembro de 2010

FOI NUM "AI"!...

A IRMÃ BÁRBARA TAMBÉM JÁ SE MUDOU PARA A RESIDÊNCIA DEFINITIVA!
Repetia, com muita frequência, que ia para o céu, e, quando nós tentávamos convencê-la de que ainda faltava muito, fazia, com a mão, aquele gesto de ameaça, que aprendeu do comum dos mortais, e que significa: "logo vês!"
Desta vez, foi mesmo verdade. E foi ontem, precisamente, que tivemos este diálogo.
Sem dar trabalho a ninguém, nem emitir ruídos que podem impressionar, partiu e nada mais disse. Eram 10:15h, sensivelmente.
Com as suas limitações características, podemos afirmar que era uma alma de oração e de apóstola. Costumava informar-nos de quantos terços rezava, por este, por aquele... e eram muitos. Já no leito de morte, e a definhar de momento a momento, por gestos, à pergunta. "quantos terços, hoje?" respondeu que só com o pensamento.
Hospitalizada durante duas semanas, à chegada das visitas pedia sempre que lhe levássemos a colega da Cerdeira, também surda muda, e com quem se entendia muito bem, porque lhe queria falar de Jesus. Uma outra preocupação, que acabou por resolver, foi que lembrássemos à sobrinha, que está a tratar do tio e seu irmão, que vai fazer 103 anos, que pedisse para ele a Santa Unção. Informadas, tranquilizámo-la, dizendo que já lhe tinha sido ministrada mais do que uma vez.
Um anseio que ainda conseguiu satisfazer, graças ao carinho que os sobrinhos sempre lhe devotaram, foi ver a bebé de dois meses,  que aqui esteve, ontem, com os pais e avó, visita da qual só perscindiu, no Hospital, depois de ter percebido o risco que podia correr, ao entrar ali.
Humanamente, partiu consolada, já que recebeu todos os familiares mais próximos, no sábado e no domingo.
Espiritualmente, ainda mais. Uma das suas preocupações foi sempre a oração, na qual se inclui  a participação na Eucaristia e a Adoração ao Santíssimo.
E, posso acrescentar, foi sempre uma pessoa trabalhadora e muito cumpridora dos seus deveres, com preocupação de fazer tudo com a máxima perfeição possível.

Sem comentários: