domingo, 24 de junho de 2012

15 de junho de 2012

APRESENTAÇÃO DE D. ANTÓNIO MOITEIRO À COMUNIDADE EDUCATIVA DA ESCOLA DA CERDEIRA, POR D. MANUEL FELÍCIO!

Aconteceu, neste dia, o encerramento das atividades letivas.
Sendo a escola supramencionada uma escola católica e tendo instituições deste teor por responsável máximo o bispo diocesano, manifestou sua Ex.cia Reverendíssima vontade de presidir à eucaristia de encerramento do ano letivo. A ideia caiu como "ouro em azul", já que, atendendo aos múltiplos trabalhos que constam da agenda de qualquer prelado, nem sempre existe coragem para se lhe crescentar mais um. Acompanhou-o D. António Moiteiro Ramos, os Revs Pe Souta, capelão da Casa, e Pe Ângelo Miguel, professor de EMRC, da escola.
Era a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, por isso, as palavras do Sr D. Manuel referiram-se, em primeiro lugar, a este CORAÇÃO, sempre pronto a oferecer-nos refúgio.
Foram as que se seguem, com algumas alterações, não intencionais, mas devidas a lapsos de memória:
Quando olhamos para o Sagrado Coração de Jesus, vemos AMOR. Mas não um amor cor de rosa. Um amor, preto no branco.
O amor cor de rosa, se não é correspondido, é abandonado, isto é, quem opta por este tipo de amor e se sente traído, desiste!
Jesus não desistiu, apesar de não ter sido correspondido pelo homem. Jesus foi até ao fim. Amou-nos de tal modo, que deu a vida por nós.
A vida de quem quer que seja não é feita de facilidades. Não é um caminho sempre a descer. Tem subidas íngremes... E o que fazer? Arregaçar as mangas e percorrê-lo até chegarmos à meta que nos propusemos atingir.
Como vedes, eu hoje estou de báculo. Mas não é para vos assustar. É para que fiqueis com a ideia de que um bispo é um pastor.
Há aqui, entre nós, um outro pastor que vos quero apresentar: o Sr D. António Moiteiro, que foi nomeado bispo, há alguns dias.
Deus bateu-lhe à porta, e já por várias vezes.
De tenra idade, ingressou no seminário diocesano. Do menor passou para o maior, e, na devida altura, Deus bateu-lhe à porta para o fazer sacerdote. Mais tarde, bateu-lhe, de novo, à porta, para lhe confiar cargos sucessivos: para ser nomeado diretor espiritual do seminário, para ser pároco da Guarda Gare, da Sé, da Guarda... Deus bateu-lhe, ainda, à porta, para o nomear Assistente da Liga dos Servos de Jesus, à qual pertencem as Irmãs que aqui estão convosco.
Agora, precisou dele para ser bispo. Lá foi, mais uma vez, à mesma porta. Foi nomeado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Braga, mas também bispo da Igreja, disponível para continuar a ouvir os apelos de Deus.
E a vós, Deus não vos bate à porta?
Ai bate, bate!
E o que é necessário fazer?
Escutar, ouvir e responder SIM.
Quem sabe se, entre vós, não haverá futuros sacerdotes, religiosos, religiosas, ou servas de Jesus?
Agora ides partir para férias. Estai atentos e não vos esqueçais do que aprendestes, não só nas aulas, mas em todos os momentos do vosso dia a dia.
Que o Sagrado Coração de Jesus vos proteja sempre e vos guarde no seu Coração, a transbordar de AMOR que Ele quer oferecer gratuitamente!

Sem comentários: