domingo, 5 de agosto de 2012

JUBILEU SACERDOTAL DO REV PE JOAQUIM ÁLVARO DE BASTOS!

Nota explicativa:
Se aparece aqui descrita esta homenagem ao Senhor Pe Bastos é porque ele foi Assistente Geral da Liga, a ela tem sido sempre  muito dedicado e é Servo de Jesus.

No dia 29 de julho, o Senhor P. Bastos celebrou 50 anos de sacerdócio. A Capelania do Hospital, o Centro de Acolhimento S. João de Deus, a ACEPS e o Lar de Santa Luzia associaram-se a este dia de Louvor e Ação de Graças ao Senhor, pala vida e pelos cinquenta anos ao serviço de Deus e dos irmãos, deste tão dedicado Sacerdote!

Em nome da ACEPS, o Enfermeiro Júlio Salvador falou assim:

50 anos de sacerdócio do Rev. Senhor Pe Joaquim Álvaro de Bastos

Prestamos hoje uma homenagem singela a um homem singelo. A definição deste termo é aparentemente contraditória, numa data em que lembramos 50 anos de serviço dedicado a causas. Singelo significa simples, sem ornamentos, puro, … sincero.
A questão a que tentei responder, quando escrevia este pequeno texto é simples: É possível a singeleza coabitar com a grandeza?
Conheço o homem e a obra, desde que me conheço como profissional de saúde. Observei-o, de longe, no hospital e ouvi-o de perto sussurrar palavras de conforto aos que sofriam.
Acompanhei-o cá fora, na dedicação à causa da ACEPS, sempre o primeiro a criar ideias para os outros, e sempre o último a decidir pelos outros.
Percorri com ele alguns quilómetros de estradas na procura de ideias, na representação da Guarda e dos profissionais da saúde.
Nunca lhe vi uma sombra de desalento, em qualquer situação. Nunca lhe observei um esgar de vaidade ou vanglória pela sua obra… e, no entanto …, Senhor P.e Bastos, se ela é grande!
A mensagem que lhe trazemos a si hoje é esta: Pode no seu coração não sentir o peso da importância que tem como sacerdote e como homem, é essa uma característica do que é singelo, não há lugar ao culto próprio da individualidade. Mas aqueles que aqui estão, e milhares de outros, que consigo se cruzaram durante estes 50 anos de serviço, sabem e sentem como foi fundamental o seu percurso e a sua obra, silenciosa de artifícios, mas grandiosa de resultados.
É por isso que lhe agradecemos. A humildade faz os grandes homens e os grandes homens fazem as grandes obras…E as suas aí estão, espalhadas neste povo que tem acompanhado e tornado mais feliz. A felicidade não está no que acontece, mas sim no que acontece em nós, desse acontecer. E nós estamos-lhe gratos pelo exemplo e pela alegria que tem trazido ao nosso coração.
Termino com uma citação:
Olhando para o seu percurso de vida poderíamos compará-lo a um lírio do campo e dizer como S. Mateus: “Olhai para a simplicidade dos lírios do campo, nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.”
Obrigado, Padre Bastos!
Enfermeiro Júlio Salvador
Presidente da direção da ACEPS

O Senhor Pe Bastos, por sua vez, explicitou, também, a sua gratidão a Deus, por o ter escolhido e colocado ao seu serviço,  e a todos os que o homenagearam:

É com muita satisfação que estou aqui a celebrar convosco este dia em que lembramos a bondade que o Senhor teve para comigo, há cinquenta anos, fazendo-me partilhar do Sacerdócio de Cristo em favor do seu povo: graça inefável, não merecida por este pobre. Mas, tal como na multiplicação dos pães, Ele fez o milagre, servindo-se da oferta dos pães e dos peixes que o jovem colocou à disposição, assim, hoje, Ele continua a fazer o melhor e que é impossível aos humanos. Com as palavras do ministro, Ele opera o milagre para ser alimento de todos nós. Reconheçamos isso e canalizemos para Ele as nossas atenções.
Aceito esta manifestação para O exaltar a Ele que me pede a minha generosa colaboração. Reconheço a tão alta dignidade desta missão, e eu próprio me extasio perante ela, e só me pesa não ter correspondido com aquela perfeição que Deus e vós esperáveis de mim. Conto que me seja dado o perdão.
Dou graças, antes de mais, ao Senhor que me chamou, apesar da minha indignidade. Agradeço também a quantos deram o seu contributo para eu chegar a esta hora: meus familiares, Seminários, tantos e tantas que rezaram ao Senhor por este padre. Agradeço a todos vós que, aqui, e nas várias salas desta casa, quereis louvar o Senhor comigo e manifestar a vossa estima e amizade, mesmo sem eu o merecer.
E permitam-me que faça neste momento uma referência especial de gratidão à Liga dos Servos de Jesus. Vim para a Guarda há 45 anos e sempre vivi em casas onde encontrei, durante todo este tempo, o acolhimento e o aconchego das Irmãs: Paço Episcopal e Casa de Santa Luzia, com permanência; nas outras casas, de passagem, mas sempre me foi oferecida a mesma estima e dedicação. Apraz-me estender também o meu agradecimento à ACEPS, aqui representada pela Direcção. Eu e a ACEPS temos uma história já um tanto longa, com cerca de uns 25 anos, repleta de acontecimentos bonitos de vivência e de realizações. Os meus agradecimentos.
A Divina Providência colocou no meu percurso muitas pessoas de bem que contribuíram para eu viver com muita alegria o meu ministério e me incentivaram a algumas realizações a que me atribuem o mérito, por ser padre e estar à frente. Mas o melhor trabalho foi delas. Para todas essas pessoas, a minha muita gratidão e a elas sejam dirigidos os aplausos.
Em data recente, a Directora desta Casa, Ir. Adelaide, perguntou-me onde passava este dia e programou que se fizesse aqui uma celebração comemorativa. Não fugi à ideia e, como imaginais, é com muita satisfação que me encontro aqui convosco. Não esperava que tivesse esta dimensão de solenidade. Bastava-me a celebração da Eucaristia, como fazemos habitualmente aos domingos. Quis ela que tivesse esta participação, envolvendo a Liga dos Servos de Jesus, aqui tão bem representada, e também, a ACEPS, com a representação já referida, fazendo sobressair o Vice-Presidente, Sr. Enf.º Adriano, e todos vós, os utentes, voluntários e amigos desta Instituição. Para todos, o “bem haja” sentido pelo meu coração.


Sem comentários: