quinta-feira, 30 de agosto de 2012

O QUE FORAM AS JORNADAS...

É difícil transmitir o enriquecimento cultural e espiritual que as jornadas proporcionaram aos que tiveram oportunidade de estar presentes. As imagens podem falar por si, mas as informações que delas se colhem ficam muito àquem da realidade.
Organizadas pelo novo bispo, D. António Moiteiro Ramos, com a colaboração de um ou outro membro do Conselho Geral da Liga, deixam transparecer capacidades que poderiam, eventualmente, estar nubladas, mas que se encontram, agora, a descoberto e prontas para responderem a novos desafios.
Pena é que não se tenha nomeado uma equipa para recolher os textos apresentados, e, posteriormente, os editar e publicar.
Nós temos a ideia que o Sr. D. João e o Carisma da Liga por ele fundada são de todos conhecidos, pelo menos na Guarda e onde as Servas de Jesus exercem atividades, e deparamo-nos com surpresas: em geral, aparece sempre alguém que quase ignora a existência dos mesmos. Daí, a necessidade de repetir eventos deste teor, de tempos a tempos, sem que a periodicidade dos mesmos dê pare esquecer o que se relembrou.

A Liga dos Servos de Jesus agradece ao Senhor D. António Moiteiro Ramos esta oportunidade de ser divulgada, e o aprofundamento do estudo da Vida e Obra do seu Fundador, assim como a reflexão sobre possíveis desvios do Carisma que ele quis imprimir à mesma Liga. 
Também queremos exprimir a nossa gratidão ao Sr. D. Manuel Felício, com cujo apoio tivemos o privilégio de contar e que vai, certamente, empenhar-se no nosso aperfeiçoamento futuro.
Estamos convencidos que o Sr. D. António Moiteiro se sentiu, também, reconfortado com a presença tão assídua do prelado da diocese. O trabalho em comunhão gera paz.
Paz foi também o que o Sr. D. Manuel nos transmitiu, ao repetir-nos, várias vezes, que um "Carisma não é para cumprir, é uma meta para a qual se caminha". Os passos concretizar-se-ão ao ritmo de cada um. 
De facto, se fizéssemos tudo num dia, o que seria para nós o dia seguinte? Não teria qualquer razão de existir.

Sem comentários: