quarta-feira, 23 de julho de 2014

D. João foi Padre e Bispo de Evangelho a arder... não buscou parecer, mas ser, em tudo ser, para apenas em Deus se realizar...


 
Recordando  o Fundador da Liga dos Servos de Jesus

D. João de Oliveira Matos foi nomeado Bispo de Aureliópolis e Auxiliar da  diocese da Guarda pelo Santo Padre Pio XI em Dezembro de 1922 e foi  sagrado Bispo na Sé Catedral da Guarda  a 25 de Julho de 1923.
«Á semelhança de um meteoro que atravessa o espaço, semeando um rasto luminoso, a atividade apostólica do  Senhor D. João de Oliveira Matos deixou um sulco de luz. Alma de Deus, inteiramente abrasada em zelo, o Santo Prelado deixou, em todas as freguesias da diocese que percorreu mais de uma vez, o testemunho da sua fé, o calor da sua caridade e o exemplo das mais altas virtudes…
… A Liga dos Servos de Jesus, com o conjunto de obras e serviços sociais que mantém e que estão integrados no Instituto de São Miguel, constitui uma herança sagrada que toda a diocese deve acarinhar e auxiliar para que se mantenha fiel no espírito do seu  fundador e prospere de forma a poder intensificar o seu magnifico apostolado religioso e social .»   

                                                                                                               (Texto escrito no cinquentenário da LSJ…)

Sem comentários: