domingo, 31 de agosto de 2014

FESTA ANUAL DA LIGA DOS SERVOS DE JESUS REALIZADA NA VILA DE MANTEIGAS NOS DIAS 28 e 29 de AGOSTO de 2014





 A festa anual da Liga dos Servos de Jesus nasceu da vontade expressa do  seu Fundador, D. João de Oliveira Matos, e  repete o mesmo esquema em cada ano ,mas não  entra na rotina . É sempre novidade...
O Senhor D. João deixou escrito: « A festa anual da Liga realizar-se-á em local e dia a determinar pelo bispo da Guarda e nela deve tomar parte o maior número possível de membros.
Far-se-á uma Vigilia de reparação e suplica. 

 Este ano a festa realizou-se na  vila  de Manteigas e a  Vigilia iniciou-se na Igreja de São Pedro  com  celebração da Eucaristia e Adoração Solene  até cerca das 0,00h seguindo-se a Procissão Eucarística para  a Casa   das irmãs -  Instituto de Educação Infantil -  onde a  Adoração se prolongou por toda a noite. ( ficam algumas imagens)  .


 

A  Eucaristia solene   -  
teve lugar na Igreja de Santa Maria  , na mesma Vila. ( algumas imagens)
 
 
 

 
 
  No final da Eucaristia sempre se canta o Hino da Liga .  

Uma Sessão Solene -  em que será apresentado o estado da Liga e propostos meios para aperfeiçoar a sua ação.

                                                         SESSÃO SOLENE
Na Festa da Liga, a partir da 15.00 horas, no Auditório do Centro Cívico de Manteigas, teve lugar a Sessão Solene, parte integrante da referida Festa.
Fez a abertura da mesma o Assistente Geral da Liga que, depois de ter saudado os presentes, se congratulou pelo facto de ter sido escolhida e, Manteigas ter aceite, ser a anfitriã da Festa deste ano.
Ainda bem, disse ele.
- A Vila de Manteigas, desde 1928, encontra-se mais diretamente ligada à Obra do Senhor D. João. Nesse ano de 1928 partiram de Manteigas, para um retiro, as cinco primeiras postulantes, findo o qual, de imediato, começaram a trabalhar acolhendo, ensinando, protegendo, e educando as crianças mais necessitadas da vila; fizeram-no primeiro nas suas próprias casas, depois nas casas que três famílias foram doando para que a Liga aparecesse de modo mais visível implantada em Manteigas; Assim e deste modo esta Festa foi ocasião propícia de publicamente, relembrar, agradecer e homenagear essas famílias e a sua generosidade.
- Além disso, neste ano de 2014, completam-se os 75 anos da primeira comunidade dos Servos Internos a funcionar de modo pleno nesta mesma Vila. – com a sua coordenadora local e outras várias irmãs trabalhando segundo o carisma do seu Fundador.
- A realização da Festa da Liga em Manteigas, continuou ele, foi também ocasião, para se relembrar e agradecer, de modo peculiar, a todos os servos e servas, que por aqui já foram passando, aos que de cá são naturais e tantos outros que, quase sempre no anonimato, foram consagrando as suas vidas e os seus trabalhos a este povo.
- Celebrar a Festa em Manteigas foi ocasião de lembrar tantas e tantas crianças que por aqui passaram, aqui tiveram o início da sua educação e daqui já partiram enfrentando a vida por outras paragens.
- A Festa permitiu, além disso, avivar a espiritualidade de D. João, ele que tantas vezes aqui pernoitou. Que um dia o possamos venerar nos altares já que, certamente em muitos de nós, ele é já celebrado no coração. Também em Manteigas, “ É preciso que Jesus Reine”.
Coube, ainda ao Assistente-Geral, fazer o encerramento da Sessão.
Desde a Câmara Municipal de Manteigas às Entidades Civis convidadas e presentes; Desde a G.N.R. ao serviço de apoio logístico e hoteleiro; desde os elementos da Liga às comunidades eclesiais que solenemente manifestaram e celebraram a Fé; desde os que se deslocaram a Manteigas para participarem na Festa aos que não puderam vir e sobretudo ao povo manteiguense que os acolheu, ele manifestou o seu agradecimento pessoal, da comunidade dos Servos de Manteigas, bem como a gratidão de toda a Liga dos Servos de Jesus.

 


 

   Este apontamento não passa de um simples resumo.  Muitas coisas ficam por dizer, mas para todos os que participaram  fica a vivência do testemunho, do convívio fraterno e o desejo de que a Liga dos Servos de Jesus permaneça fiel ao Carisma do seu Fundador  e cada dia procure vivenciar o seu lema :« É Preciso Que Jesus Reine»
 
 

Sem comentários: