domingo, 30 de novembro de 2014

MENSAGEM DE NATAL ...


PREPARAR BEM O NATAL DEFINITIVO…

Antigamente as nossas mães e não era por desleixo, mantinham-se até “à última” antes do parto. “Consultas periódicas” e específicas durante a gravidez eram raras. Os partos, entre dores e contorções, aconteciam na altura mais ou menos prevista. Raramente eram assistidos a não ser pela “parteira” indicada pelo povo, guiando-se ela mais ou menos pela sorte, curiosidade e instinto. O “pós-parto” era realizado sempre em casa olhando pelos filhos já nascidos. Felizmente, hoje tudo mudou para melhor. Ao invés os partos escasseiam.
Maria, a menina de Nazaré, também não teve assistência alguma durante a sua gravidez. Não houve parteira quando chegou a altura dela “O dar à luz”. Mais grave ainda foi a viagem de “alto risco” até Belém, para efetuar o seu recenseamento e o de José, imposto por César Augusto.
José por sua vez, recebeu Maria por sua esposa e mergulhou no mistério de Deus anunciado em sonhos. A viagem, o recenseamento, a procura de hospedaria, o encontrar abrigo, o parto de Maria, o contemplar a glória do menino recém-nascido, a multidão dos anjos, os pastores, o levá-lo ao Templo para ser circuncidado, os magos, a fuga para o Egipto, o regresso e o fixarem-se em Nazaré, foram mistérios intensamente vividos por José e que lhe valeram o título de “Custos Redemptoris”.
Uma vez mais, somos convidados a entrar na dinâmica de Advento-Natal-Epifania. Mistérios tão próprios de Maria e de José. Mistérios tão próprios de todos os cristãos. Mistérios que nos projetam sempre para a escatologia tão recordada no mês que findou. Mistérios onde todos nos inserimos. Realmente esperamos a vinda do Senhor Jesus, rei imortal. Aguardamos também o nosso verdadeiro e definitivo “nascimento” para a intimidade trinitária na presença de todos os santos. Essa sim, há de ser a nossa última epifania. Depois será a eternidade sem fim onde todas as coisas se renovam continuamente, numa dinâmica sem fim. Esperar e pedir: “Vinde, Senhor Jesus!” - Eis o tempo em Advento.
Preparar bem o Natal definitivo eis o desafio de todos os dias. Preparemo-nos pois, em cada momento que passa, permanecendo vigilantes até que Ele chegue.
Até que o nosso natal aconteça, não nos cansemos de celebrar a presença de Deus em nós graças ao Seu natal, à Sua vida pública, à Sua morte / ressurreição e graças à vinda do Espírito que nos conduz à santidade e nos torna agradáveis a Deus e capazes de sermos parte integrante do Seu louvor.
 
              “…Onde estiver a humildade e o amor à cruz, ali está Jesus
                                                                                                          (D. João)                       
                            Maranathá   Vinde, Senhor Jesus!

Guarda, 2014-12-01
P. Alfredo Pinheiro Neves

(Assistente Geral )
 
                                                                                                          
 
 

Sem comentários: