domingo, 30 de março de 2008

NOTÍCIAS

Terminou no dia 29, após o almoço, o primeiro retiro da Liga, programado para este ano. Foi a comunidade do Outeiro de São Miguel o local de acolhimento do grupo, que ainda foi bastante numeroso. Como agora estamos todas com tendências missionárias, uma inovação introduzida nos nossos hábitos, recentemente, foi precisamente um padre missionário o convidado para orientar.
Antes de prosseguir, cabe-me explicar que o termo inovação pode não ser preciso, já que há quem aperceba nos escritos do Sr D. João uma forte vontade de ver as Servas nas missões, o que nunca lhe foi dado concretizar.
Continuando a falar do retiro, não foi difícil observar o entusiasmo de quem teve a graça de o fazer. O Sr Pe Manuel Jerónimo, dos Missionários da Boa Nova conseguiu transmitir, com alguma sabedoria e simplicidade, a mensagem que cada retirada precisava de ouvir e assimilar, para proceder a algumas reformulações na sua vida de união com Deus, na correcção dos seus defeitos e na prossecução do seu aperfeiçoamento espiritual e humano.
Ouvia-se, quase em segredo, comentar: Como é que, sendo este sacerdote oriundo das nossas terras, só agora lhe descobriram o talento?
É verdade que o Espírito sopra onde quer, como quer e quando quer, por isso, a resposta é evidente. Também convém acrescentar que o Sr Padre Jerónimo tem passado longos períodos da sua vida fora de Portugal, o que limita, de certo modo, a sua disponibilidade para este género de actividades.
Lá estavam as nossas futuras missionárias a pensar que os meses de espera pela partida são tão longos, que parecem infindáveis. Compreende-se. Receiam que o entusiasmo se vá desvanecendo...
Mas não, não tenham medo. Há-de crescer cada vez mais. Até o sacrifício da espera vai contribuir para que a vontade de ir trabalhar nessas terras seja cada vez maior. Rezem, rezem muito. Nós também as acompanhamos. Sem Deus não fazemos nada. Não tenhamos ilusões! Ele é que se serve de nós como instrumentos seus. Sigamos as suas orientações, na pessoa de quem Ele coloca no nosso caminho.
No final do retiro, houve uma reunião do Conselho Geral com as Coordenadoras locais, para se fazer o ponto da situação, em relação ao Plano de Actividades da Liga e referir algumas datas importantes a não esquecer.
Foi também dito que íamos receber a visita do Sr Bispo que tão bem acolheu, em Angola, a Srª Coordenadora Geral e o Sr Assistente da Liga e foi-nos pedido que o tratássemos o melhor possível, já que é um representante de Deus.
Informarei, mais tarde, os frequentadores deste blogue, sobre essa anunciada visita. Neste momento, o Sr Bispo já está na Guarda.

Sem comentários: