segunda-feira, 7 de janeiro de 2008

E LÁ SE FORAM, PARA TERRAS LONGÍNQUAS!...

Falar de Bom Pastor em busca da ovelha tresmalhada? Realmente, eles deixaram as 99 no deserto e foram a investigar as condições em que, eventualmente, iriam as que estão prestes a seguir-lhes o rasto. Mas não.
Falar de João Baptista? Talvez, não sei... Estou bastante indecisa!
Mas que foi qualquer coisa, ai isso foi! Não se trata de um passeio turístico de lazer, de uma tournée, cujo objectivo é satisfazer a ânsia de visitar novos mundos, de acumular conhecimentos ou de verificar se o que se apercebe nas imagens, o que se ouve, é real. Uma viagem de trabalho e com alguma percentagem de risco, sem dúvida. Uma tentativa de descobrir novas formas de a Liga dos Servos de Jesus contribuir para a dilatação do Reino de Deus, com toda a certeza.
É verdade! Foram até Angola ver, com os próprios olhos, o que espera as que se ofereceram, voluntariamente, para trabalharem nas missões. Uma atitude humana e cristã do Assistente da Liga e da Coordenadora Geral. Afinal, uma espécie de João Baptista a preparar o caminho não do Senhor, mas dos que a Ele gostariam de conduzir toda a gente, que ainda não teve a dita de O conhecer. Não se enviam pessoas sem se saber para onde, embora no acto da decisão, as próprias não tivessem pensado em obstáculos a ultrapassar, pois como, se: "Se estás a meu lado, a quem temerei?" e é mesmo com Ele ao lado que têm de trabalhar. Caso contrário, seria tempo perdido.
De facto, foi um acto de generosidade, que aconteceu, não "in the heat of the moment", como diriam os ingleses, mas após reflexão prolongada e oração intensa, a que juntaram uma grande dose de heroismo e de abnegação. É do que todos estamos convencidos e nem podia ser de maneira diferente.
Neste momento, estamos ansiosas pelas notícias que nos vão trazer. Virão entusiasmados? Decepcionados? Desalentados? Que espécie de contágio nos espera, meu Deus! É que nós queremos mesmo estar em comunhão com toda a hierarquia. E, ainda que discordemos, temos de ter "em grande conta a virtude da obediência..." uma das regras que nos foi legada pelo nosso Fundador.
Chegaram bem, têm estado óptimos (é o que dizem as mensagens) e vamos pedir ao Senhor que os acompanhe no regresso.
Deixamos aqui, também, uma palavra de agradecimento aos missionários da Boa Nova que tão gentilmente os acompanharam e lá os acolheram. Bem hajam, à moda da nossa Beira.
Estamos convencidos de que foi o Senhor que, na pessoa dos missionários, não os quis deixar sós, mostrando-lhes o seu agrado pelo que estão a tentar empreender. Agradeçamos-Lhe, também.

Sem comentários: