terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

MONSENHOR CARDOSO ESTEVE ENTRE NÓS!


No dia 9 de Fevereiro, o Postulador para a causa da Beatificação do Senhor D. João, Monsenhor Cardoso, veio, mais uma vez, fazer-nos uma breve visita, não sei muito bem se por iniciativa própria, se por lhe ter sido solicitado. Talvez precisasse de esclarecer algum pormenor, relativo à vida do Servo de Deus e informar sobre o andamento do Processo, já que, como tem sido noticiado, os membros da Liga a colaborar nele não lhe têm dado tréguas. A pressa de o ver declarado Beato e, depois, Santo, pela Igreja, não lhes deixa muito tempo livre. Cremos que é exactamente o que lhe falta, porque Santo era ele quando partiu para o Pai. Todos sabemos que de santidade verdadeira foram os exemplos que nos legou da sua passagem por este mundo.
Monsenhor Cardoso deteve-se, mais longamente, no Outeiro de S. Miguel, onde conversou com o Assistente da Liga, o Senhor Pe Moiteiro, com o Senhor Pe Geada, com a Coordenadora Geral e alguns membros do Conselho Geral.
A seguir a um breve almoço convívio, fez uma visita relâmpago a algumas das Casas, onde ia respondendo a questões que lhe eram colocadas, pelas Irmãs, ansiosas, também elas, pela declaração pública da santidade do Fundador.
Juntamente com o Assistente Geral, Monsenhor Cardoso trabalhou, noite dentro, no avanço do Processo, já que os dias são demasiado curtos para tudo o que há para fazer.
Conhecedor, já a fundo, da Vida e Obra de D. João de Oliveira Matos, Monsenhor Cardoso fica em completo silêncio e intensa oração, diante do seu túmulo, por momentos que parecem voar.
Surpreende-o o facto de ver: “Jazer, aqui, em tão serena calma, quem teve, em vida, tanta nobreza de alma!”
Mas logo desperta daquela espécie de distracção e pensa: “Ressalte, embora, a humana fragilidade, mas é na alma que cresce a santidade. E essa, sim, voou para as alturas e só em espírito a acedem as criaturas”.
A humildade era uma das virtudes mais apreciadas e mais vividas pelo Senhor D. João.
Estamos certos que Monsenhor Cardoso solicitou do Bispo Auxiliar a ajuda de que precisa para concretizar o trabalho que tem em mãos. Quanto ele deseja contribuir para que a decisão final seja a manifestação exacta da vontade de Deus!

Sem comentários: