domingo, 2 de março de 2008

Dia 1 de Março de 2008

Cumpriu-se o calendário, conforme previsto. De facto, não há tempo a perder, Julho aproxima-se a passos de gigante. É assim que acontece com este elemento, pelo menos ultimamente… É vê-lo passar, sem nos dar oportunidade para verificarmos se foi bem aproveitado. Precisávamos de estar mais atentas… Mas o tempo!...
Valha-nos a sorte que estamos a augurar para a Coordenadora Geral, cujo mandato vai ser reduzido em alguns meses.
Será um prémio?
E muito justo, já que, na minha óptica e não só, ela esforçou-se por dar o seu melhor. Quantas barreiras teve de ultrapassar e outras tantas de que nem conseguiu aproximar-se!
Este terreno é mesmo acidentado! Nada tem a ver com a Geografia com que estava tão familiarizada. Contudo, esse factor pode tê-la ajudado.
Não fora, entretanto, o Cartógrafo que escolheu e as linhas orientadoras teriam falhado.

Isto tudo para dizer que, como estava programado, tivemos connosco o Assistente da Liga e um membro do Conselho Geral, a Ir Adelaide, para nos ajudarem a reflectir sobre o documento elaborado pelo próprio Assistente com todo o Conselho, a partir das entrevistas efectuadas com as Irmãs das várias comunidades. A finalidade deste encontro era, em conjunto, discutir alguns assuntos, para que se fizesse luz, verificar se havia algo a corrigir ou a acrescentar, para, mais tarde, voltarem a reunir, burilarem o que for necessário e criarem um documento final que será a base de trabalho para a Assembleia.
Mais uma vez, o tempo urge!

A nossa comunidade foi bastante participativa, só não compareceram as doentes, que devem ter ficado a rezar para que o trabalho fosse realizado com alguma consciência e responsabilidade. O assunto é sério. Temos solicitado vocações ao Senhor da Messe, mas sabemos que é necessário preparar-lhes o campo de acção e prepararmo-nos para que surjam (quem dera!), ainda que com diferentes modos de ver as coisas, isto é, com uma visão tal, que seja possível adaptarem o carisma do nosso Fundador às necessidades actuais da Igreja, sem lhe serem infiéis e tendo sempre em vista, em tudo, a maior glória de Deus.
Não houve tempo para finalizar o trabalho antes do almoço, ao qual demos um ar de alegre convívio, até porque faria anos o Senhor D. João e a Senhora D. Alfreda, se ainda estivessem entre nós.
Após a refeição, e porque outros trabalhos esperavam os visitantes, retomámos as questões que faltavam, rezámos a oração a pedir a beatificação do Servo de Deus, agradecemos a visita e a colaboração e partimos para as nossas actividades.
Era sábado!…

Outros membros do Conselho orientaram, em simultâneo, outros encontros, de idêntico teor, em várias comunidades. Não há descanso possível, nem aos fins de semana!

Deus abençoe todas estas azáfamas, cuja finalidade é nobre, e recompense os esforços de quem a esta causa se dedica de alma e coração.


Sem comentários: