sábado, 11 de outubro de 2008

FOI DOUTRINA SÃ E OPORTUNA

Este foi, essencialmente, um dia de oração. Tudo aconteceu de acordo com o programa delineado na notícia de ontem.
O orientador fez questão de nos colocar em sintonia com o Sínodo dos Bispos, a decorrer nesta altura. Porém, na "Hora Intermédia", a leitura levou-nos a meditar na situação concreta actual das comunidades da Liga dos Servos de Jesus: "Suportai os fardos uns dos outros ..." De facto, já pouco mais conseguimos fazer, pois a fase etária em que se encontra a maioria dos membros internos da Liga, agravada pelas múltiplas doenças que nos atingem, as quais são, em grande parte, consequência directa dessa mesma idade, não dão para muito mais. Mas é que nem sequer podemos dizer: "hoje tu, amanhã eu", uma vez que as idades são muito próximas. Cada um deve pensar que já é incomodativo para os outros, em vez de se queixar que os outros o incomodam.
É uma realidade que nem nos custa aceitar, de tão evidente! E temos de o fazer de forma discreta, pois é bom mostrarmos uma cara alegre, em que se espelhe o "rosto" de Deus, de uma alegria que seja fruto da opção que fizemos um dia, já há uns tempos atrás, conscientemente, que nos proporciona uma paz indizível, e da qual não podemos arrepender-nos. E foi tomada para o bem e para o mal, tal como acontece com os noivos no compromisso do matrimónio: "amar e respeitar na prosperidade e na adversidade, na tristeza e na alegria, na saúde e na doença... todos os dias da nossa vida". Felizes de nós, se conseguirmos ser fiéis aos compromissos assumidos!
Mas precisamos de atrair vocações, ou melhor, precisamos de trabalhar e rezar muito para que novas vocações se sintam atraídas por Deus e para Deus, na vida de consagração.
No tema apresentado - A Palavra de Deus - constatamos que estudamos pouco a Bíblia. Temos de estar cada vez mais agarrados à Palavra de Deus, "apprendre par coeur", para do coração brotar com o desejo de se viver com entusiasmo.
No estudo da Bíblia, devemos aplicar este método:LER (ver o que Deus nos diz), REZAR (entrar em Deus), MEDITAR (pensar no que lemos), CONTEMPLAR (parar, para sossegar). Devemos, ainda, tirar dela Inspiração, Discernimento, Propósito e Acção.
Resumindo: Ouvir Deus e responder-Lhe.
Tudo o que está escrito na Bíblia é de inspiração divina. Só a Sagrada Escritura pode instruir em ordem à salvação e todos os que quiserem viver a fé em Cristo Jesus serão perseguidos, até pelos que vivem ao seu lado.
Na Bíblia, encontramos normas de vida a seguir: Não há aborto, porque o mandamento diz: "Não matarás"; Não há divórcio, porque diz: "O que Deus uniu não o separe o homem". O não cumprimento destes preceitos leva à desordem social em que hoje se vive. O mundo mais parece a vinha da qual o Senhor já retirou as sebes e na qual já ordenou às nuvens que não deixassem cair água, para que seja completamente devastada. E se Deus já teve paciência, tolerância e compreensão com esta vinha!...

Sem comentários: