
Em ambiente natalício, uma época em que todos sentem vontade de fazer qualquer coisa de diferente e menos preocupante, tivemos uns dias de reflexão sobre a Liga, pois tínhamos sido para isso convocados, com alguma antecedência, pela Senhora Coordenadora Geral. Assim, retirámo-nos do nosso habitual domicílio, para que os afazeres diários não viessem "roubar-nos" o precioso e reduzido tempo de que dispúnhamos.
Pela nossa mente, passou o filme dos recursos humanos, com os quais podemos contar, já que para os divinos carecemos de mais espaço intelectual, tão numerosos eles são e tão difícil se torna para nós vê-los com olhos de ver. De facto, a nossa fé precisa de um aumento bem superior ao que foi definido para o salário mínimo nacional, para que a nossa visão das coisas que de nós dependem, mas só com a ajuda de Deus se podem concretizar e nunca por mérito próprio, seja mais divina e menos terra a terra do que tem sido até agora.
Como é que a Liga se tem mantido viva e activa, apesar da nossa desconfiança e do nosso desânimo? Se não fosse Obra de Deus, não teria sido já aniquilada, com pediu a Deus, no seu início, o nosso Fundador?
E quantos problemas conseguimos resolver, neste tempo de reflexão?
A resposta é por todos conhecida:nenhum!
E invocámos o Espírito Santo?
Sempre.
E rezámos?
Bastante, talvez não o suficiente.
E agora o que vamos fazer?
Continuar a rezar, não só o Conselho mas todos os Membros da Liga: Servas Internas e Servos Externos; dialogar com todos os elementos das comunidades e, em conjunto, tentar descobrir o que Deus quer e seguir as pistas por Ele indicadas.
Parar é morrer e nós não queremos ter a responsabilidade de não contribuir para o crescimento da Obra que o Senhor D. João fundou com tanto AMOR e tanto dom de si próprio, porque tinha como única preocupação a glória de Deus, a expansão do Reinado de Cristo e a salvação das almas.
Dedicámos, ainda, algum do nosso tempo a agendar actividades que já haviam sido planificadas.
Passo a referi-las:
Dia 18 de Janeiro de 2009, encontro de jovens, no Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos, na Guarda, pelas 14:30.
Haverá testemunhos de experiências vivenciadas, quer em terras de missão, quer em outros locais, e momentos de são convívio, após a exposição de algum tema, relacionado com o perfil do Senhor D. João e com o carisma da Liga, e um momento forte de oração e reflexão.
Encontros de Formação para funcionários:
Temas:
- O perfil do Senhor D. João
- O que é a Escola Católica
Agenda:
Dia 13 de Janeiro-CERDEIRA
Dia 20 de Janeiro-Outeiro de Sao Miguel
Dia 27 de Janeiro-Centro de Acolhimento de S. João de Deus
Dia 03 de Março-São Romão
Dia 10 de Março-Fundão
Férias de Carnaval-Buarcos
Estes encontros são realizados em horário laboral. Terão lugar à terça-feira, das 16:00 às 18:00 horas.
É necessário que todos os que trabalham connosco conheçam o ideal que abraçámos e segundo o qual procuramos viver. Que a nossa vida do dia a dia seja para eles um testemunho verdadeiro desse ideal, com o qual devemos identificar-nos. Façamos um esforço para que assim seja. Pena será que alguém, depois de ter compreendido e assimilado esse ideal, se sinta desiludido a nosso respeito e afirme: "Bem prega Frei Tomás! Fazei o que ele diz e não o que ele faz!" Seria uma tristeza para nós, para a Igreja a que pertencemos e para a sociedade em que vivemos!