sábado, 2 de maio de 2009

ACONTECEU, MAIS UM DIA 1 DE MAIO!...

Não foi como tantos outros, não! Este foi especial. Realizou-se o encontro de Servos de Jesus e simpatizantes, orientado pelo Assistente da Liga, Senhor Padre Moiteiro, conforme programação, divulgada oportunamente. Teve lugar na Cerdeira, muito frequentado, e, sobretudo, muito bem preparado.
A meteorologia estava um tanto adversa. Um vento fresquinho e para o forte, de vez em quando. Mas o optimismo dos que iam chegando, dava, ao facto,
interpretação adequada a essas circunstâncias. Perguntavam se seria, já, o Espírito Santo a descer, ou se, na realidade, teríamos necessidade de umas boas sacudidelas…, etc.
Após o acolhimento, teve início a Adoração ao Santíssimo, durante a qual meditámos alguns textos bíblicos e os respectivos comentários, aos mesmos, feitos pelo Senhor D. João de Oliveira Matos. A selecção dos textos foi feita com “arte e com alma”, segundo a opinião de alguns dos presentes. Certos excertos pareciam inéditos. É bem verdade que, na meditação da Palavra de Deus, encontramos sempre coisas novas. Pena é que se medite tão pouco!
Tempo para um curto intervalo, pelas 11:30h, e celebração da Eucaristia, pelas 11:45h. Eucaristia solenizada: Festa de S. José Operário, tempo pascal e início do mês de Maria. Presentes as intenções dos trabalhadores e dos que gostariam de o ser e não podem, por doença, ou por falta de oportunidade. Ainda: a vivência da alegria que nos proporcionou a Ressurreição de Jesus Cristo, razão da nossa fé, e o recordar do dever que temos de venerar Maria, com todo o fervor possível, porque é nossa Mãe, é padroeira da Liga e porque escolheu o nosso país para comunicar uma das suas importantes mensagens e, por nosso intermédio, a transmitir a todo o mundo.
A homilia também foi, como é sempre, em circunstâncias idênticas, rica em conteúdo doutrinário e em ideias que, facilmente, poderemos passar à prática, caso estejamos atentas no nosso dia a dia.
Seguiu-se um almoço convívio, partilhado, durante o qual se respirava alegria, pois que, à mesma mesa, se sentavam pessoas que não se viam há algum tempo, amigos de longa data e outros de conhecimento mais recente. Houve partilha de pão e de amizade, e comentários entusiásticos à parte do encontro já concretizada.
Pelas 14:30h, nova reunião, na capela, para a apresentação e comentário de um PowerPoint, elaborado com textos paulinos, na sua maioria.
Momento de despedida, bastante curto. O tempo urge, já que temos sempre alguma coisa para fazer na nossa casa. Gostamos de sair, mas a vontade de regressar supera tudo.
Cremos que todos ficámos mais enriquecidos, por todas as razões já referidas, ou outras,
porventura, omissas.
Trata-se de gente sincera e todos afirmavam que tinha sido muito bom!
Uma palavra de gratidão, em nome de todos, a quem preparou este trabalho!

Sem comentários: