domingo, 11 de abril de 2010

HOMILIA!



Depois da Ressurreição, Jesus apareceu aos Apóstolos. Mostrou-lhes as mãos e o lado - o seu bilhete de identidade. Fez-lhes ver que não estavam diante de um mero espírito, muito menos de um fantasma, mas diante d’Aquele que tinha morrido e agora estava ressuscitado.
Tomé quer ver e tocar Jesus e Jesus vai de encontro às exigências de Tomé: “Vê e toca! Afinal, sou Eu mesmo e agora estou aqui, convosco!”
Estes sinais vêm demonstrar que a Ressurreição não se pode separar da Paixão. As duas são o Mistério da nossa fé, o que dá sentido à nossa vida.
Sentimos repulsa por Tomé e Jesus também lhe chama incrédulo, mas satisfaz a sua exigência. Tomé, porém, provou ser um homem honesto e sincero. Não escondeu a sua dúvida, não teve medo de a expor ao Mestre, em frente dos companheiros, porque queria ficar bem esclarecido. Quer que a sua fé seja fundamentada e está interessado em acreditar. Logo que vê e toca, faz a sua profissão pública de fé, sem respeitos humanos: "Meu Senhor e meu Deus!".
Tomé não é alguém para olhar de lado e muito menos para por de lado.
Ele faz-nos pensar naqueles que não querem ver, nem têm dúvidas, nem procuram certezas. Vivem na indiferença. E não faremos nós parte desse grupo de pessoas?
Vêem e não querem acreditar, nem abrir-se ao Dom de Deus.
Por vezes, dizem: “Se não vir um milagre”…
E não vês que tu és o maior milagre? A vida não será um milagre? Tantos milagres no nosso dia a dia! Nós é que não queremos acreditar. O meu querer é que deve levar-me a acreditar.
Maria madalena viu, acreditou e partilhou a sua alegria. O mesmo fizeram os discípulos de Emaús, após um longo período em que permaneceram de olhos fechados.

Sem comentários: