segunda-feira, 12 de abril de 2010

RETIRO PARA JOVENS, NA RUVINA!


Na Ruvina, realizou-se um retiro para Jovens, no início da Semana Santa. Foi orientado pelo Padre Helder Lopes, pároco daquela e de outras aldeias dos arredores.
Foi um pouco difícil motivar as jovens para o silêncio, recolhimento e reflexão, o que não surpreende, se, realmente, conhecemos o mundo que nos rodeia. Mas, com algum esforço de todas as partes implicadas na actividade, conseguiram-se alguns dos objectivos previstos e as jovens acabaram por se sentir felizes com a opcção que fizeram.
Houve tempo para conviver, para rezar, para actividades ao ar livre e até fizeram uma caminhada até à Igreja de S. Paulo, em Ruivós. 
Há que continuar a organizar iniciativas destas, inclusivé retiros, pois o nosso Fundador legou-nos, nesse campo, um grande exemplo, que não devemos deixar morrer.
No final do retiro, as jovens receberam a visita da Coordenadora Geral da Liga dos Servos de Jesus. 
É importante que os jovens tenham acesso a formação religiosa e humana, a par da formação académica.
Fica a descrição sumária do retiro, escrita por um grupo das que nele participaram:

RETIRO Quaresmal 2010

“Enraizados e fundados em Cristo, firmes na fé…”
No dia 28 de Março de 2010, iniciou-se um Retiro Quaresmal, na Casa Cristo Rei, na Ruvina. Estiveram presentes 25 meninas dos 13 aos 22 anos. O Retiro foi orientado pelo Sr. Pe. Hélder Lopes, com a colaboração do Seminarista André e da Irmã Graça.
No dia 28, à noite, vimos um filme: “O Evangelho de S. João”.
No dia 29, a nossa reflexão centrou-se na Parábola do Filho Pródigo. À noite desse mesmo dia, fizemos uma Oração, na Capela, em que, na parte final, tínhamos de moldar algo, com barro, que tivesse a ver com a nossa ligação a Deus. Todas nós gostámos muito desta actividade. E o Canto “só quero ser barro nas Tuas mãos, para que Tu, Senhor, me possas moldar”, foi sentido, verdadeiramente.
No dia 30, o tema principal foi a Vida de Cristo. Na tarde desse dia, fizemos uma caminhada até Ruivós, mais concretamente até à igreja de S. Paulo. Aí, tivemos uma pequena orientação para um trabalho individual. Regressámos ao Colégio, lanchámos e tivemos uma Celebração Penitencial, durante a qual todas celebrámos o Sacramento da Reconciliação. Seguiu-se a Celebração da “Última Ceia” com Eucaristia, lava-pés e uma Adoração ao Santíssimo, onde gostámos muito de estar. O Senhor Padre Hélder convidou-nos, depois, a acompanhar Cristo na sua paixão e partimos para uma via-sacra com leituras, cânticos e momentos de silêncio, pelas redondezas da Ruvina. Acompanharam-nos algumas pessoas da aldeia e terminou perto das 3 horas da manhã.
No dia 31, o ponto alto foi a Eucaristia do envio, e estiveram connosco o Sr. Pe. Moiteiro e a Coordenadora Geral, Irmã Adelaide.
Muitas aventuras ficaram para contar. Mas o que interessa é que saímos do Retiro muito mais ricas do que fomos para lá.


As Participantes, da Casa Cristo Rei, de Manteigas,


Carla Andrade, Carla Pedro, Beta, Manuela, Mimi e São.









Sem comentários: