terça-feira, 12 de outubro de 2010

NOTÍCIAS DA KILENDA, ANGOLA!


SÓ DEUS NOS PODE SURPREENDER ASSIM!...
Estamos em vésperas da terceira Visita Pastoral que irá decorrer nos dias 9 e 10 de Outubro de 2010, na jovem Paróquia da kilenda. O Pároco, como é de esperar, está seriamente empenhado na logística do acontecimento e conta com o precioso auxílio dos catequistas e das “mamãs” que alegremente disponibilizam uma boa parte do seu tempo para que tudo se efective com sucesso. É bom acrescentar que estes acontecimentos de caris religioso se vivem manifestamente com muita alegria, o que, obviamente, nos leva a apreciar e valorizar o sacrifício da equipa que se priva de viver estes momentos com a intensidade e exuberância que lhes são peculiares, para se responsabilizar pela confecção do almoço que será servido ao Sr. Bispo, aos convidados, aos representantes da autoridade civil, militar e tradicional, aos catequistas e a quem eventualmente apareça. Há ainda o protocolo para desempenho do serviço de mesa.
É claro que o Pároco é o suporte de toda esta organização e o garante da sua efectivação. Neste caso falamos do Pe Ferreira Bernardo, já conhecido de muitos.
À medida que o dia se aproxima, a preocupação agudiza-se, mas sempre na expectativa que tudo irá correr bem. Mas surge algo imprevisível! O Pároco adoece com uma grave crise de paludismo contra o qual tentou resistir, na esperança de aguentar os dias que lhe seriam necessários, mas a doença é mais forte, a ponto de o prostrar, deixando-o sem forças para se manter de pé. Não consegue pedir auxílio. Ao ser procurado, dão com ele em tal estado, que é levado, de imediato ao hospital do Município, a fim de receber o tratamento adequado que teria de se prolongar pelos dias em que iria decorrer a Visita Pastoral. Não seria possível de outra forma, pois quando se trata de paludismo não há hipótese de oferecer resistência porque piora a situação. Tudo acontece tão rápido que não há tempo de alterar o programa e, tão pouco, de recorrer à Paróquia vizinha.
Como efeito desta causa, surge uma grande ansiedade nas pessoas envolvidas na logística, já que falhou a peça básica. Como iria ser? Onde estariam os objectos necessários à Celebração? Tanto mais que havia a administração do santo Crisma a um grupo de fiéis. Na exiguidade do espaço tudo se sobrepõe e complica a procura. O Bispo viu a sua tarefa acrescida com a preocupação de pequenos detalhes indispensáveis à realização dos trabalhos.
Estamos no “antes”, vejamos, agora, como ocorreu a Visita Pastoral.
O sacrifício e tribulação de uns poucos, a começar pelo Pároco que se sentia impossibilitado de dar qualquer ajuda, reverteu em favor de todos! O esforço conjugado de boas vontades daqueles dedicados catequistas, daquelas sacrificadas “mamãs” e de quantos se disponibilizaram a ajudar, levou a bom êxito a realização da Visita Pastoral. Cumpriu-se todo o programa que incluía reuniões com os catequistas, visitadores e movimentos apostólicos. D. Benedito, bispo da Diocese, considera ter sido um momento muito marcante e de mais valia para o povo da Kilenda. Um grupo de mamãs, crianças e jovens, pernoitou dentro da Igreja, no chão duro e frio, tendo-se, apenas, protegido com panos.
A Celebração da Eucaristia, de Domingo, começou às 10h da manhã, com uma afluência de povo que bateu o record das Visitas Pastorais àquela Paróquia, e prolongou-se até às 14h, terminando com a bênção de mais de 50 motorizadas que fazem serviço de transporte naquela zona. Para atestar o entusiasmo contagiante do povo, formou-se no largo da igreja, uma grade roda de danças e cantares! Parece que nem a fome os demovia! Foi tudo muito bonito e cheio de significado. D. Benedito, a quem naqueles dois dias, tocou o atendimento de inúmeros penitentes, não teve, sequer, o conforto de um pequeno descanso. Mas, no final da Visita, admitiu que se viveu ali um momento de interacção muito forte com Deus, porque Ele superou todos os receios e obstáculos.
Apraz-nos registar que o último passo dado no município da Kilenda, pelo nosso Bispo, D. Benedito, foi a visita às obras da nossa casa, demonstrando cuidada atenção e deixando-nos animadas com a sua apreciação.
Foi pena não terem enviado as fotografias, mas as novas tecnologias também nos surpreendem, embora em sentido diferente!
Uma pergunta: Alguma das motorizadas é vossa/nossa?
Um comentário: O Senhor Bispo, D. Benedito, fez-nos relembrar o Senhor D. João, nas suas inúmeras visitas pastorais a todos os recantos da enorme diocese da Guarda, durante as quais se privava, quase completamente, de alimento e do merecido descanso a que tinha direito, para imprimir nas almas a paz, que só o sacramento da reconciliação consegue dar...

Sem comentários: