sábado, 21 de abril de 2012

NÓS, POR CÁ...

Juntamente com os quatro que escolhemos para representarem a Liga, perante as autoridades Civis e Eclesiásticas, de Angola, reunimos em oração e reflexão outros setenta e dois discípulos.

Sentimo-nos unidos, em comunhão de fé e pareceu-nos que foi um dia rico, no sentido espiritual.

As mensagens que iam chegando eram achas a lançar na "fogueira" do entusiasmo. Quase nos íamos esquecendo das gerais limitações de todos os membros da Liga.

Oportunamente, serão publicados mais pormenores do encontro.


21 de Abril 2012
21 de Abril de 2012, foi dia de reflexão/ oração na Casa Berço da Liga – Rochoso.
À hora marcada, deu-se início ao encontro. As pessoas das diferentes casas foram chegando. Esgotaram-se as cadeiras.
O Primeiro tema versou sobre S. Marcos Evangelista, em estudo na nossa diocese, e que nos acompanha neste ano litúrgico B.
Deste modo, ficamos a saber que, sendo de origem pagã e tendo nascido em Jerusalém, não só acompanhou Pedro, depois de se separar de Paulo, como ainda foi seu intérprete tendo posto por escrito e sem preocupação de os ordenar tanto os ditos, ações, sentenças e milagres como também todo o ensino que foi aprendendo da pregação de Pedro.
Marcos possui um estilo vivo, popular, próprio da língua falada, incorreções gramaticais que, mesmo assim, despertam interesse. Usa frequentemente o estilo direto. Toda a sua obra deixa observar cenas e mais cenas que se vão ligando umas às outras quase sempre pelas partículas (E) ou (em seguida), ou então ações ligadas por um verbo de movimento. Marcos tem sempre o sentido do concreto. Observa as coisas, os animais, o ambiente, o pormenor, etc. Marcos é como que um repórter com a sua máquina fotográfica, tirando partido das pequeninas coisas.
Marcos não teve problemas nem geográficos nem cronológicos;
A prioridade foi CRISTO o REINO e a FÉ; sem introdução ao seu evangelho e a Infância de Jesus ficou fora dos seus objetivos.
Em Marcos, Jesus fala muito do Reino. O REINO de Deus consiste em acreditar com FÉ em Jesus. Negar Jesus é estar fora do Reino. A S. Marcos pouco interessam os problemas de política, privilégios, Lei, Circuncisão, Sábado, Jejum.
Apresenta três grandes Teses ou sumários: O Tempo Chegou ao fim; O Reino está próximo e Convertei-vos e acreditai.
Marcos dá grande prioridade ao segredo Messiânico e só revela Jesus como verdadeiro Messias e verdadeiro Filho do Homem, quando Ele, deliberadamente, caminha já para Jerusalém onde, na dor, no sofrimento e na morte, será reconhecido como tal. Até lá, Jesus, no evangelho de S. Marcos, não deixa que ninguém o possa reconhecer de outra maneira como Filho de Deus como Messias ou um outro título feito. É no “tomar a Cruz” e no “seguir Jesus com a cruz de cada dia” que realmente somos, como Ele, Filhos de Deus.
Os milagres, no Evangelho de S. Marcos, estão sempre ao serviço da mensagem de Cristo; têm sempre a ver com o ensino; são ensinamentos de Jesus; são sinais eficazes e pedagógicos da presença do Reino de Deus entre os homens;
Esta doutrina de S. Marcos foi conjugada e transparece no modo de D. João atuar, viver e ensinar as suas comunidades dos servos de Jesus.
Pouco a pouco e com um “PowerPoint” fomos, detalhadamente, vendo estampados na vida de D. João os ensinamentos do Evangelho de S. Marcos. Toda a gente gostou. É sempre bom reflectir sobre aquilo que já sabemos, mas que alguém, em quem podemos confiar, porque prega doutrina segura, e se preocupa com o aperfeiçoamento espiritual dos membros da Liga, aprofunda connosco.
Seguiu-se a Adoração (uma hora) e reconfortante almoço com direito a café oferecido pela casa do Rochoso.
Da parte da tarde, o Tema foi traduzido por uma longa oração que tinha por pano de fundo a TRANSFIGURAÇÃO de JESUS, ao longo da sua vida, morte, ressurreição e ascensão aos céus, mantendo-se a mesma, ainda hoje, necessária, quanto real na vida de cada um de nós e da Igreja.
Houve ainda tempo para se (re)ver o “PowerPoint” sobre a comunidade de Kilenda.
O tempo urgia. O momento mais solene do encontro estava ainda por realizar: a Eucaristia com Vésperas I do III Domingo da Ressurreição. Na homilia, de frases soltas, mas de amplo conteúdo, foi-nos lembrado que, “quem ama a Deus e despreza o seu irmão é mentiroso”; “quem se diz membro da Liga dos Servos de Jesus e não vive o espírito que o Sr. D. João quis imprimir à mesma Liga é….”
Terminada esta, partimos e regressámos cada qual às suas atividades.
Uma palavra de gratidão à comunidade que nos acolheu e a todos (as) os (as) que, quer direta, quer indiretamente, participaram, colaboraram e realizaram este encontro reflexão.
Finalmente mais uma certeza: Quem não pode estar fisicamente presente não deixou de estar connosco e nas nossas orações.
O apresentador dos temas: Pe Alfredo Neves
Pequenas observações pessoais

Sem comentários: