terça-feira, 25 de junho de 2013

ENCERRAMENTO DA "ATIVIDADE ESPIRITUAL" PARA 2012/2013!

.
Relizou-se em Fátima, como vem sendo hábito, já de anos anteriores. Teve uma frequência bastante numerosa, cerca de cem pessoas, e foi orientado pelo Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus, Pe Alfredo Pinheiro Neves, que se disponibilizou, mais uma vez, para servir de canal entre o Espírito Santo e os membros e simpatizantes da Liga.
Os temas foram ilustrados com PowerPoints, aos quais não tivemos acesso. Lembramos, de novo, a nossa situação de peregrinos, a caminho da terra prometida, e, neste dia, peregrinos, em gesto de gratidão pelo passo em frente, concedido pelo Papa Francisco ao Processo de Beatificação do Sr D. João de Oliveira Matos, no qual está implicada, sem dúvida, a Virgem de Fátima, como intercessora, já que o "santo" bispo era um dos seus maiores devotos e se empenhou sempre em divulgar a sua Mensagem.
Ficam os tópicos, para quem quiser refletir...

* P E R E G R I N O S *

PROSSEGUIR EM CAMINHADA COM O CAMINHO
Colossensses 1,9 ss. “…não cessamos de orar por vós e de pedir a Deus que vos encha do conhecimento da sua vontade, com toda a sabedoria e inteligência espiritual, a fim de caminhardes de modo digno do Senhor, para seu total agrado: dai frutos em toda a espécie de boas obras e progredi no conhecimento de Deus; deixai-vos fortalecer plenamente pelo poder da sua glória, para chegardes a uma constância e paciência total com alegria; dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de tomar parte na herança dos santos na luz”.

Como fazer a Caminhada com o CAMINHO?
                                   “Caminhai enquanto tendes luz!”-   5   -
1.Intimidade com o Pai. (…entrarei em sua casa e cearei com ele)    -  3   -
2.Procurar e realizar a Vontade do Pai.(Eu Venho para fazer a Tua vontade)  -12  -
3.Consciencializar a nossa capacidade de, com a Graça, realizarmos essa vontade. (Sem Mim nada podeis fazer…;  - 9-  Quem está em mim dá muito fruto) 7
4.Disponibilidade (Eis a Serva do Senhor) -  2    -
5.Unidade com o Pai em favor dos outros. (tal como o Pai me enviou assim eu vos envio a vós) -  11   -
6.Assumir a nossa humanidade e reorientá-la.
7.“Realizar-se” em gratuitidade. “Recebestes de graça dai de graça”Mt 10,8 -
8.Ser a Coroa do Pai através da nossa Salvação. (A glória de meu Pai é que deis muito fruto)   -   4   - 
9.Em todas estas etapas sentir necessidade de caminhar. (Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e tudo o mais  vos será dado por acréscimo)  -    8  -
10.Toda a Caminhada se deve fazer em atitude de ADVENTO marcada pela:  
(FÉ + ESPERANÇA + CARIDADE)
“ Quando o Filho do Homem vier, encontrará Fé sobre a Terra?” - 6    -
“Não penseis que Eu vos vou acusar diante do Pai; há quem vos acuse: é  Moisés, em quem continuais a pôr a vossa esperança” -   1  -  (Jo. 5,45)
“Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei” -   10   -

Os anos são degraus:
Os anos são degraus, a Vida a escada. 
Longa ou curta, só Deus pode medi-la. 
E a Porta, a grande Porta desejada, 
só Deus pode fechá-la, 
pode abri-la.

São vários os degraus; alguns sombrios, 
outros ao sol, na plena luz dos astros, 
com asas de anjos, harpas celestiais. 
Alguns, quilhas e mastros 
nas mãos dos vendavais.  
Mas tudo são degraus; tudo é fugir 
à humana condição. 
Degrau após degrau, 
tudo é lenta ascensão.

Senhor, como é possível a descrença, 
imaginar, sequer, que ao fim da Estrada, 
se encontre após esta ansiedade imensa 
uma porta fechada 
e mais nada? 
                                                                                                                    Fernanda de Castro, in "Asa do Espaço"
De Santo Agostinho, comentário, sobre os salmos:
“…Fiel é Deus que se constituiu nosso devedor, não porque recebeu alguma coisa de nós, mas sim por muito que nos prometeu… 
Prometeu a salvação eterna, a vida bem-aventurada na companhia dos anjos…a herança imperecível, a glória eterna, a doçura da visão do seu rosto… a morada santa nos céus e, como consequência da ressurreição, a ausência total do medo da morte.… 
Não deixou também de revelar qual o caminho que nos havia de conduzir a esses últimos fins, mas prometeu-o e anunciou-o. Prometeu aos homens a divindade, aos mortais a imortalidade, aos pecadores a justificação, aos humilhados a glorificação. Todavia, irmãos, porque aos homens parecia incrível a promessa de Deus de os libertar da sua condição mortal – corrupção, miséria, debilidade, pó e cinza – e de os tornar semelhantes aos anjos de Deus, não só firmou por escrito uma aliança com os homens, para que acreditassem, mas também estabeleceu como garantia da sua fidelidade um mediador, que não foi qualquer príncipe, ou um anjo ou um arcanjo, mas o seu Filho Unigénito. E foi efectivamente por meio do seu Filho que nos quis mostrar o caminho que conduz ao fim prometido.
Mas ainda era pouco para Deus revelar-nos o caminho por meio do seu Filho: quis que Ele mesmo fosse o Caminho, a fim de que te deixasses conduzir por Ele, caminhando sobre o próprio Caminho.
Para isso o Filho Unigénito havia de vir ao encontro dos homens, fazer-Se homem, e segundo a natureza humana que assumia, havia de morrer e ressuscitar, de subir ao Céu e sentar-Se à direita do Pai; havia de realizar no meio dos povos o que prometeu e depois do cumprimento das promessas, também cumpriria o anúncio de vir de novo, para pedir contas dos seus dons, discernir os vasos da ira dos vasos da misericórdia, retribuir aos ímpios o castigo com que os ameaçara e aos justos o prémio que lhes prometera…”
(Jo. 5,45)
2 Lucas 1,38 
3 Apocalipse 3,20 
4 João 15,8 
5 João. 12,35  
6 Lucas 18,8 
João 15,5
Mateus 6,33
João 8,5
10 João 1,.12
11 João 20,21
12 Hebreus 10,9
Pe Alfredo Pinheiro Neves

Sem comentários: