segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Recordações da Comunidade que a acolheu pela primeira vez...


Irmã Felicidade (Feliz)

Março de 1958… chega ao Rochoso uma jovem de treze anos para fazer retiro. Este era orientado pelo Senhor Pe. Mendes Atanásio e tinha como tema: «Contigo meu Chefe».
Incentivou-a o Pároco, e a sua tia, serva de Jesus, Emília Augusta. O objetivo principal do Pároco era que ela aprendesse, se formasse nalguns aspetos e aproveitasse bem, depois colaboraria com ele na freguesia de Santa Eufêmia de onde ela era natural. Precisava de alguém que tocasse órgão e que fosse catequista. A Felicidade já nessa idade revelava grande vontade de aprender e capacidade para as lides da Igreja. Dava gosto ouvi-la cantar numa voz segura, suave e ritmada.
Deus queria mais da sua vida. Compreendeu que Jesus a queria para Ele. Dedicou-se a esta Obra de Apostolado da Liga dos Servos de Jesus. Tal como muitas jovens da sua idade que se encontravam na casa do Rochoso, a prepararem-se para Servas de Jesus, entendeu , desde a primeira hora, que a vida era de doação total e, neste sentido, temos a destacar o seu espírito de sacrifício feito na obscuridade, humildade, disponibilidade, vontade de ajudar a todos, esquecendo-se de si mesma. Fazia o bem discretamente sem se vangloriar.
Em 1973, após ter feito alguns estudos foi para Lisboa tirar o curso de Educadora de Internatos, regressando ao Rochoso onde se dedicou às crianças e jovens ali residentes, sempre com competência e responsabilidade. Mais tarde, já integrada na comunidade do colégio da Cerdeira, continuou os estudos na Universidade de Coimbra onde tirou a licenciatura em Literatura moderna… dominava fluentemente a língua inglesa e a francesa. Revelou sempre inteligência e aptidão para qualquer trabalho. Foi professora de inglês e francês no colégio assumindo a função de Diretora Pedagógica e Coordenadora da Escola e da Comunidade desde o ano de 1991.
Haveria ainda muito para dizer, mas terminamos com este pensamento: Que o Senhor lhe conceda a felicidade de encontrar a alegria com que a todos nos envolvia na humildade do seu ser. Fica para ela o nosso obrigado e a certeza de que sempre a lembraremos com muita amizade.
                                            
                                                                Comunidade do Rochoso

Esta fotografia da Ir. Felicidade  relembra os primeiros anos passados na Cerdeira...


Sem comentários: