terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Mensagem do Assistente Geral com votos de um Bom Ano Novo...



MENSAGEM JANEIRO

(2014)
                                                                                         Às Irmãs da Liga dos Servos de Jesus
 
No dobrar de cada ano, na noite de trinta e um de Dezembro, aparece-nos a memória litúrgica do papa S. Silvestre. Talvez em honra dele tenha surgido, no Brasil, na cidade de S. Paulo, a tradicional corrida de S. Silvestre. É uma corrida muito popular que envolvendo atletas de ambos os sexos, todos são aplaudidos por milhares de pessoas. Mais que o resultado final à maioria dos participantes o que importa é a participação na dita corrida.
Sabemos que nas corridas de alta competição, quanto mais curtas elas são, tanto mais se torna importante a “partida” e “início” da mesma. Quase todos os atletas, no final das mesmas se queixam do momento da partida e do arranque mal executado em momento próprio. É verdade que muitos atletas conseguem recuperar durante o percurso, mas “o arrancar mal ” não deixa de comprometer seriamente o resultado final.
Apesar de termos iniciado há muito tempo o novo ano pastoral, temos agora mais 365 dias pela frente. É a duração do novo ano civil de 2014. Importa pois “entrar bem” nele.

***************

A nível espiritual não o poderíamos começar melhor. No primeiro dia de cada Ano Novo celebramos a solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus. “Arrancar” com ela, em cada nova etapa da nossa vida é excelente. Se estivermos em primeiro lugar, ela nos precede no trajeto a executar; se nos atrasarmos ela lá estará à retaguarda impedindo um maior atraso; se ficarmos cansados ela vai ao nosso lado oferecendo-nos o seu estímulo e reforçando a nossa fé; se nos vier a tentação de desistir lá nos aparece ela revestida da sua fidelidade sobretudo junto à cruz; se adormecermos… ela vigiará por nós e nos embalará até ao nosso despertar. Onde quer que nos encontremos a sua presença de mãe é inevitável. As mães são mesmo assim.
 
    Urge pois começar um novo ano, uma nova etapa, um novo sonho, uma nova entrega, um novo vigor (sempre proporcionado às muitas graças que nos serão concedidas), uma nova aposta, um novo acreditar, um renovado servir e um renovado amar…

Por outro lado, o primeiro de Janeiro, é dia mundial da paz. A Paz é o nome do nosso Deus.

 “… Entre  os dons da divina generosidade, que poderemos nós encontrar tão digno como a paz, aquela paz que os anjos anunciaram no nascimento do Senhor?

É a paz que gera os filhos de Deus, alimenta o amor e gera a unidade. Ela é o repouso dos santos e a mansão da eternidade. E o fruto desta paz é unir a Deus os que separa do mundo ”.

(S. Leão Magno, papa, sermão 6)

*********************
 
Neste novo ano, nesta nova etapa, não queremos estar sós…
Queremos fazê-lo em comunhão com todos e todos com a Trindade. Quando o nosso Deus atua,  de modo trinitário, que é como quem diz em “COMUNHÃO” em “ECLESIA”, e em favor de todos.
Se quisermos que a Liga dos Servos de Jesus seja ícone da Trindade, - assim se encontra estabelecido nas nossas constituições (21,2) - a mesma LIGA, cada uma das Casas, todas as pessoas que a constituem ou delas são realmente amigos e benfeitores, devem atuar como um corpo, em conjunto e em favor de todos.
Nesta corrida para Deus, ninguém corre contra ninguém. Corremos sim uns com os outros, cada qual contra si mesmo e todos nós preocupados com todos os outros, para que também eles cheguem à meta que é Cristo. Reflitamos nas palavras de Paulo quando escreve a respeito de si mesmo e da sua corrida:

Não sabeis que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só é que recebe o prémio? Correi, pois, de tal maneira que o alcanceis. E todo aquele que luta, exerce domínio próprio em todas as coisas; ora, eles fazem-no para alcançar uma coroa corruptível, nós, porém, para alcançarmos uma coroa incorruptível”. (1ª cor, 9, 24 25).

“Não que eu já tenha alcançado a meta, ou que já seja perfeito, mas prossigo a minha carreira para ver se de algum modo, a poderei alcançar uma vez que já fui alcançado por Cristo. (…) Esquecendo-me do que fica para trás e avançando para o que está adiante, prossigo em direção à meta para obter o prémio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.
            (…) Sede meus imitadores”.

(Fil. 3, 12-15.17).
 
                        Ora na “linha de partida”, ninguém se encontra mais à frente ou mais atrás. Todos nos encontramos inseridos em Jesus. É Ele o nosso caminho, o nosso Companheiro de jornada e também a nossa Meta.
Desejemo-nos uma boa corrida. Que ninguém se envergonhe de pedir auxílio se necessário for. E a quem poderemos solicitar essa  ajuda? Uma só é a resposta: A Cristo ressuscitado.

Foi Ele Quem disse: “Eu estarei sempre convosco até ao fim dos tempos”. (Mt. 28, 20)

Bom Ano de 2014.

 P. Alfredo Pinheiro Neves

(Assistente Geral)

- 2014-01-01 -

Sem comentários: