terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

A palavra do Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus


 
 
Sejamos gratos às pessoas
que nos fazem felizes...
 
MÊS DE FEVEREIRO
Diz o rifão popular: “Fevereiro, o mais curto mês e o menos cortês”. Não acredito muito, mas o povo lá saberá porquê…
Sendo este mês o mais curto de todos os meses do ano, nem por isso ele deixa de ter a sua riqueza na caminhada para Deus.
É nele que tem lugar a Festa da Apresentação de Jesus no Templo. Deste modo, também este mês se encontra relacionado com a Festa do Natal. Maria encontra-se necessariamente no âmago da mesma Festa. É chamada a Senhora da “Candelária”. Foi Ela que concebeu, trouxe no seio, deu à luz e apresentou a LUZ de todos os povos, o seu Filho Jesus.
A Lei do Senhor determinava: “todo o Filho primogénito será consagrado ao Senhor ” (Ex. 13,2); além disso impunha que todo o filho primogénito fosse resgatado mediante uma oferenda entregue no Templo (um cordeiro ou um par de pombas) e a mãe da criança também ela era purificada no dom da sua maternidade. (Lev. 12, 6-8).
Estes ritos, ainda que historicamente realizados pela Família de Nazaré, serviram em primeiro lugar para manifestar a profecia do velho Simeão bem como outras profecias da viúva Ana, que “não se afastava do Templo servindo ao Senhor dia e noite”. Manifestaram ainda Maria e José cumpridores de tudo o que estipulava a Lei do Senhor. (Neles haveria de crescer a revelação de Deus). A mesma só se concretizaria totalmente, quando o Menino, agora em seus braços, fosse mais adulto revelasse a Sua plenitude e a plenitude de Seu Pai.
De facto a Cheia de Graça nunca poderia ser purificada. Ela era Imaculada Conceição. Também Aquele que era o Filho de Deus nunca poderia ser consagrado ao Senhor, pois era “…um só com o Pai” e era do Pai “… que Ele tudo recebia”.
S. José, após a apresentação de Jesus no Templo, receberia de imediato uma outra missão: ir até ao Egipto, pois Herodes queria matar o Menino. Quando voltasse haveria de ir viver para Nazaré onde terminaria a sua vida terrena sem que as Escrituras disso tivessem feito referência….
******************************************
Para nós, que pertencemos à Liga dos Servos de Jesus, este mês de fevereiro é todo ele muito significativo. Foi num mês de fevereiro (11.17/02/1924) após um retiro de cinco dias, na Lageosa do Mondego que ficou exarado em Ata e foi tornado público o Nascimento da Liga. É Obra de Deus, instituída por D. João, por ele amada e concretizada durante toda a sua vida. Posteriormente aceite e generosamente desenvolvida por tantas e tantas almas que a ela se dedicaram e zelosamente a serviram. Este ano cumpre-se o nonagésimo aniversário. Por estes noventa anos havemos de saber dar graças a Deus e implorar a Sua bênção.
Assim e em ordem a uma maior e intensa celebração propomo-nos a:
 
- Intensificar a nossa oração pedindo a beatificação do nosso fundador;
- Aprofundar e estudaremos ainda mais o carisma e o espírito do nosso Fundador para uma vivência comunitária e espiritual;
- Dar maior relevo e interioridade ao que determinam as Constituições procurando, através das mesmas, garantir a nossa fidelidade à dinâmica da Liga.
- Não deixar de incentivar e de convidar outras pessoas que revelem espírito genuíno e que tudo fazem para que Jesus reine;
Mas o mês de fevereiro reserva em si um dia muito especial: o Dia Mundial do Doente. Havemos de rezar por eles, particularmente pelos que nos são mais próximos, integram as nossas comunidades e ainda os que não têm ninguém que os lembre diante do Senhor. Visitar os doentes e rezar por eles é uma das obras de misericórdia. Lembra--nos o evangelista: “ Tudo aquilo que fizestes aos outros foi a mim que o fizestes”.
No dia 7 deste mês, sinaliza-se ainda a festa das Cinco Chagas do Senhor. Festa particularmente cristã e de caris Pascal pois que as chagas do Senhor só têm pleno sentido enquanto reconhecimento possível do Ressuscitado. “Vede as minhas mãos e os meus pés. Sou Eu, não temais…; Tomé, mete os teus dedos no meu lado, não sejas incrédulo mas crente”. Elas iluminam também a nossa dor e o nosso sofrimento.
No dia 22, evocar-se-á a “Cadeira de S. Pedro”. Não se trata de uma cadeira física. É sim a simbologia do Ministério de Pedro: “Confirma os teus irmãos na Fé” Confirmar significa ir à frente, ser o primeiro a viver, a celebrar a referida fé e a guardá-la para a repartir. Significa guardar e transmitir com segurança e como salvação o que é propriamente salvífico: O Mistério Trinitário e o seu amor por nós.
Não devemos esquecer que o Sr. D. João nasceu em 29 de fevereiro, 1879, ano bissexto, optando-se por celebrar o seu aniversário natalício, no primeiro de Março.
Transmitir a espiritualidade do Senhor D. João e da Liga será sempre obrigação comum a todos nós. Neste mês e neste ano de um modo muito especial.
Assistente Geral
P. Alfredo Pinheiro Neves
 

Sem comentários: