sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Mensagem do Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus para o mês de outubro...


 
 
“A TREZE DE OUTUBRO, FOI O SEU “ADEUS”…
 
Para o Francisco e para a Jacinta foi um adeus muito muito breve. Aliás a Senhora tinha-lhes prometido: “- virei buscar-vos em breve”. Para a Lúcia demorou um pouco mais.
 Agora a Senhora “… mais brilhante que o sol” é o seu enlevo. Os “pequenitos” encontram-se extasiados face à visão perene daquela Senhora que lhes apareceu na carrasqueira.
Para nós cristãos o mês de outubro não pode ser o mês do “adeus”. Bem ao contrário. Será o mês da Senhora do Rosário. Do rosário de todos os mistérios: gozosos, luminosos, dolorosos, gloriosos e outros que possamos acrescentar. Celebrá-la-emos no dia sete.
Outubro é o mês de Santa Teresinha do Menino Jesus, a grande missionária em clausura; a santa da ternura de Deus; a que vocacionalmente se decidiu pelo amor, pois quis ser tudo em Igreja; santa Teresinha da simplicidade e do “pequeno caminho da infância espiritual”; mês da padroeira das missões; mês da que se autorretratou na “História de uma alma”. O primeiro dia está-lhe consagrado. Também ela foi escolhida como nossa advogada e protetora: A Liga escolhe também, para seus advogados e protetores junto de Deus, a S. José, S. Miguel Arcanjo, Santa Teresinha do Menino Jesus e Santo António. (Const. nº 18 - 2001)
Outubro é o mês de uma outra santa Teresa: Teresa de Ávila. A grande Doutora da Igreja; a refundadora do Carmelo; a apaixonada de Deus e a serva dos momentos místicos e êxtases sublimes; a dama do “Castelo interior” e do “Caminho de perfeição”. Com S. João da Cruz ela aparece como pedra basilar na Igreja.
Outubro é o mês dos Anjos da nossa Guarda cuja comemoração surge no prolongamento da Festa dos Arcanjos Gabriel, Miguel e Rafael.
Este mês de outubro de 2014 vai ser ainda o mês do Sínodo dos bispos em Roma. É novamente o tema sobre a família que volta à ribalta. Sem dúvida que a família é a base de tudo. Assim surgiu das “mãos” do seu Criador e Senhor, que é e vive também em família. Só a família permanecerá eternamente. Urge, mais do que nunca, cuidar da família e dar-lhe prioridade em tudo. Tem-lhe faltado muito amor. As famílias aparecem, quantas vezes, viciadas em falsos amores e destituídas da finalidade à qual foram chamadas. Elas hão de ser: Comunidades de Vida e de Amor. Manifestação de Deus e seu Santuário.
O mês de outubro convida-nos a saber recolher, conservar e redistribuir os frutos do ano pastoral que finda e a lançar sementes para o novo ano litúrgico que se iniciará. É um mês de ação de graças, de novas esperanças, de novo arranque e de contínua persistência. A pedido do Papa, o mês de outubro fica consagrado à petição da paz em favor dos povos e países afetados pela violência e pela guerra. É sua intenção ainda, que cada cristão manifeste, neste mês, paixão e zelo para que o Evangelho se difunda em todo o mundo.
Outubro é o mês do dia mundial das missões: dia dezanove!
Nesta linha de ideias apelo a que jamais esqueçamos a nossa comunidade de Quilenda. Façamos um tempo de oração muito particular pelas irmãs que a constituem e por todos os que, mais de perto, as auxiliam, quer na sua ação missionária, quer nas diversas dificuldades do dia a dia.

                                                                     Guarda 2014-10-01

                                                                        Assistente Geral

                                                                    P. Alfredo Pinheiro Neves

Sem comentários: