quarta-feira, 14 de outubro de 2009

COORDENADORAS: (Novas e cessantes)


Dia 11/10/09

Governo da Comunidade Local

Uma Coordenadora deve ser uma mãe, promover a vida fraterna na Comunidade e cuidar de um modo especial da vida espiritual de todos os seus membros. Tem de amar as suas irmãs cordialmente, isto é, com o coração. Velar para que haja ambiente e horário para a oração. Não é só fazer obras, ou outras coisas. E a sua vida espiritual?
Deve ser uma vida comunitária a sério. Quando há reuniões devem ser bem preparadas. Pode delegar em alguém, mas tudo tem de passar pelo coração da Coordenadora.
Tem de zelar pela fidelidade ao Carisma da Liga e à observância das Constituições, estar atenta à pobreza, aos anos que deve ser Coordenadora. Se a própria não cumpre, vai ser difícil levar as outras a cumprir...
Se existem na Comunidade elementos difíceis, se ficaram na Liga e não deviam, não se podem mandar embora, agora, que já estão indefesos.
A Coordenadora deve animar a Comunidade, deve ter espírito criativo, inovador.
Tendes o exemplo do vosso Fundador. A maneira como ele viveu é uma riqueza!
As Constituições são para rezar e meditar. Há nelas muita teologia do Carisma e da Igreja.
A vivência da castidade deve levar as Coordenadoras a serem mães, não só dos membros da mesma, mas do mundo inteiro! Confere-lhes, portanto, o dom de uma maternidade universal!

Sem comentários: