domingo, 25 de outubro de 2009

REUNIÃO DOS CONSELHOS COORDENADORES, COM A EQUIPA VOCACIONAL E AS DELEGADAS!

Conforme consta na calendarização das actividades da Liga, para o ano pastoral 2009/2010, realizou-se, hoje, o primeiro encontro da “equipa vocacional”, com as delegadas (uma por comunidade) e os Conselhos Coordenadores dos Servos Externos e das Servas Internas, no Outeiro de S. Miguel.
Ambiente imbuído do odor de santidade de D. João de Oliveira Matos, que muito bem reflecte a maneira como as Irmãs que ali vivem acolhem quem por lá passa, é o local ideal para estes encontros.
Presente estava a nossa missionária, ainda em férias, mas sempre a mourejar, adiantando-se no desempenho de qualquer tarefa, acrescida à comunidade, devido aos visitantes, e “orgulhosa” por nos poder apresentar o seu futuro pároco, em Angola, o Padre Ferreira, que antecipadamente as adoptou como paroquianas, tirando-lhes do caminho o maior número de pedras possível, para que tudo lhes possa “correr sobre rodas”, na vida do dia a dia, e, sobretudo, nos trabalhos apostólicos. Bem haja, Senhor Padre Ferreira! Afinal, tudo é missão!

A actividade iniciou-se com uma invocação ao Espírito Santo e uma curtíssima reflexão sobre os escritos do Senhor D. João. A introdução ao tema: "AS VOCAÇÕES", foi feita pelo ilustre visitante, já referido, que nos deixou bastante animadas quanto às probabilidades que as nossas Irmãs, em Angola, têm de ajudar jovens a prestar atenção ao chamamento de Deus. Eles são, realmente, numerosos e mostram-se sedentos e cheios de boa vontade. Escasseiam os meios para se lhes proporcionar formação humana que sirva de alicerce para posterior formação espiritual e religiosa.
Admirável é o exemplo que o pároco lhes transmite. Para estar mais próximo do povo, que dele carece de verdade, dispõe da Sacristia da Igreja, como alojamento. E não se mostra preocupado com esta questão, antes faz esforço para melhorar as condições do espaço físico da igreja e do seu equipamento. Observa a azáfama dos que se deslocam, a pé ou de bicicleta, de grandes distâncias para participarem na Eucaristia, frequentarem alguma escola, ou comercializarem produtos e assim lutarem pela sobrevivência. A paróquia tem dimensões semelhantes às de algumas dioceses de Portugal.
Entre as ajudas que já proporcionou às Irmãs, é de referir a aquisição de um terreno, de dimensões bem maiores do que um outro que tinham em vista, para a construção de instalações próprias, pois estão a viver numa casa cedida pelas religiosas do Amor de Deus. Pensando que se tratava de uma grande área, ao ver o espaço do Outeiro de São Miguel, ficou surpreendido! Quantas vezes caberia o de Angola no Outeiro de São Miguel?
Mas não podemos ser ambiciosos nas coisas materiais! "Devagar, se vai ao longe!"
E nós cá, o que vamos fazer?
O Senhor D. João quer que os Servos sejam:
- Almas eucarísticas;
- Discípulos de Jesus, na vida de cada dia;
- Amem a Igreja (tornar cada aldeia um convento).
Vamos tentar despertar nos jovens um grande entusiasmo para conhecerem e seguirem Jesus Cristo. Não podemos ter medo de os desafiar. Temos de ir ao seu encontro e não esperar que eles venham ter connosco. Este passo poderia nunca acontecer e a responsabilidade seria nossa. Sabemos que quem chama é Deus. Não tenhamos dúvidas. Mas nós temos de preparar as pessoas para ouvirem o chamamento.
Porém, após uma primeira reunião de sensibilização, não podemos abandonar o produto do nosso trabalho inicial. Compete a cada comunidade proporcionar novos encontros, inventar estratégias diversificadas para incitar à perseverança, à descoberta de novos caminhos. Deve haver alguém que dê continuidade ao projecto iniciado.
Estão também agendadas reuniões com os Servos Externos e simpatizantes, no sentido de com eles se fazer uma preparação mais intensa, em ordem a orientá-los para, no dia 6 de Fevereiro, os que assim o decidirem poderem fazer o primeiro compromisso. Já vários manifestaram esse desejo.
Terão no dia 23 de Janeiro um dia de retiro. No silêncio fala Deus!
No final, houve algumas informações, provenientes do Secretariado da Pastoral Vocacional, dos Jovens da Mensagem de Fátima, sobre acções que estão a ser desenvolvidas em ordem a uma melhor vivência do ano sacerdotal. Entre elas, destaca-se uma Adoração mensal, ao Santíssimo Sacramento, dinamizada pelas diferentes comunidades religiosas, leigos consagrados ou movimentos existentes na diocese.
Que o Senhor da Messe nos ouça e faça o que melhor for para a humanidade, que tão desorientada se apresenta!







Sem comentários: