segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

FORMAÇÃO PARA FUNCIONÁRIOS DO INSTITUTO DE S. MIGUEL

Já foi iniciada, e vai continuar, a formação que estava agendada para as pessoas que trabalham em casas orientadas por membros da Liga dos Servos de Jesus. Decidiu-se facultar esta formação, em Conselho Geral, pois é lógico que as pessoas que estão connosco, não são apenas para trabalhar e receber remuneração pelo que fazem. Têm direito a um tempo para reflectir sobre o que são, por que razão estão no mundo e para onde caminham, ou devem caminhar.
Nada melhor, para as ajudar neste empreendimento, do que dar-lhes a conhecer o nosso Fundador, um pouco da Obra fundada e das razões que o levaram a tão heróica decisão. Numa palavra, fornecer-lhes pistas para que as tarefas que realizam não sejam mecânicas, mas encontrem no seu íntimo ecos que lhes permitam imprimir-lhes uma razão de ser e não deixem que se tornem simples actos banais. Para que consigam, ainda, ver a diferença entre fazer por fazer e fazer com perfeição.
Trabalhar numa casa cuja finalidade é educar, implica transmitir valores. Todos os que nela exercem qualquer actividade estão implicados no processo educativo, ninguém pode demitir-se. Porém, ninguém pode dar sem possuir. É por isso que esta formação se realiza em horário laboral, para que todos a ele tenham acesso.
A primeira sessão teve lugar na Cerdeira. Estiveram presentes quase todas as nossas funcionárias da Escola, do Lar, do Jardim de Infância, da Farmácia e da Quinta.
Pelo menos algumas mostraram-se motivadas a imprimir um sentido diferente às suas tarefas. Outras não se manifestaram, mas estou em crer que comungam do mesmo espírito, embora a timidez as tenha impedido de transmitir em voz alta o que lhes ia na alma.
Também estiveram connosco cinco pessoas que exercem a sua actividade no Outeiro de S. Miguel, cinco da Ruvina e quatro de Manteigas, num total de trinta elementos. Além de aumentarem os seus conhecimentos, foi uma boa oportunidade para um são convívio, embora curto, entre pessoas que trabalham na mesma Instituição, em diferentes secções e que não se encontram com muita frequência.
O Formador é o Rev. Pe Moiteiro, Assistente da Liga, acompanhado da Coordenadora Geral e de algum outro membro do seu Conselho.
Não sei se o esquema é fixo, espero que não. Mas aqui houve um PowerPoint sobre a Liga e suas actividades, um tema de formação e tempo para apresentar questões, ou para dialogar.

Sem comentários: