sábado, 12 de dezembro de 2009

RETIRO DE DEZEMBRO, NO ROCHOSO!

Mais uma vez, fomos convidados a reflectir: Servas Internas e Servos Externos.
O nosso orientador foi o Senhor Padre Serafim, cujo nome parece assentar-lhe a cem por cento, assim Deus nos ouça e continue a ajudá-lo a ser coerente com ele.






















Por seu lado, o Senhor Padre também tinha um Orientador, o próprio Deus, que, nesta quadra litúrgica, nos motiva para uma preparação cuidada da vinda do seu Filho; e uma assistente, a Mafalda, banda desenhada à qual deu a volta de tal maneira, que a enquadrou perfeitamente no contexto daquilo que pretendia transmitir-nos, dando-nos verdadeiras lições.



















O tema foi, como era de esperar, o Advento e foi apresentado em PowerPoint. Segue-se um texto com o resumo do que nos foi proposto para reflexão.













































Após a apresentação, houve um curto intervalo, ao qual se seguiu uma hora de adoração, em silêncio. De vez em quando, cantava-se um cântico alusivo ao tema reflectido ou ao tempo litúrgico, para que nos ajudasse a interiorizar esta espera ansiosa da vinda do Messias, não tanto ao presépio, mas, de preferência, ao nosso coração e às nossas vidas.
Terminou com a benção do Santíssimo.

























Seguiu-se um almoço de festa, tanto pelo conteúdo, como pelos momentos de convívio, tão apreciado por todos. Os membros da Comunidade do Rochoso andavam numa azáfama, de um lado para o outro, para que nada faltasse. São muito acolhedoras, aquelas "abelhinhas!"
















Por volta das 14:30, teve início a Eucaristia do 3º domingo do Advento. Foi presidida pelo Assistente da Liga, pois incluiu a renovação da consagração das duas Servas em formação, a Fátima e a Ester, como farão anualmente, até à definitiva, e perante o Assistente e a Coordenadora Geral.


































O Presidente fez a ligação da liturgia da Palavra, deste domingo, com S. Paulo e relembrou o que nos repetiu no ano Paulino, a propósito da denominação de domingo da alegria, deste 3º domingo do Advento. O mesmo nos repetia o Senhor D. João, como podemos verificar nos escritos que nos legou. Devemos:
-Viver em alegria
-Ser bondosos uns com os outros
-Rezar sem cessar
A propósito do evangelho, alertou-nos para a pergunta formulada a S. João Baptista, "Que devemos fazer?", e para as sucessivas respostas:
Ao povo: Tende maior sensibilidade uns com os outros;
Aos publicanos: Não exploreis ninguém, não enriqueçais ilicitamente;
Aos soldados: Não useis de violência, promovei a paz;

E nós, o que devemos fazer?
-Ser santos, isto é, deixarmo-nos trabalhar por Deus e estarmos atentos ao que Deus nos pede no dia-a-dia. Ser portadores da vida amorosa de Deus. Deus já existe no meio de nós. Nós já fomos salvos por Jesus Cristo. É preciso que esta Salvação nos faça viver em Alegria, Bondade, Diálogo e Comunhão com Deus!

























Sem comentários: