segunda-feira, 30 de agosto de 2010

DETALHES SOBRE A FESTA DA LIGA!

Com um tempo relativamente longo de preparação, o dia foi-se aproximando. Estava programado, como já vem sendo habitual, um retiro para Servos Externos a ter lugar na véspera da festa, já que, após uma conclusão prévia do mesmo, os participantes costumam coroá-lo com a adoração geral da festa.Assim aconteceu.
Estiveram no retiro, no Centro Apostólico, 30 Servos, alguns já admitidos, outros em preparação para o acto.
O "Menu" servido foi o livro "Escritos", comentários ao evangelho de S. Mateus, de D. João de Oliveira Matos, que estava para ser apresentado no dia da festa.
Foram seleccionados, para reflexão os temas:
-Jesus e a lei
-A confiança na providência
-Os falsos profetas
E ainda o primeiro discurso de Jesus sobre as Bem-aventuranças. Não se esqueceu, claro está, a Acta da Fundação da Liga, um dos documentos mais importantes, para se compreender o que o Senhor D. João tinha em vista, ao fundá-la.
Na parte da tarde, o Assistente Geral recorreu à colaboração do Pe Luís Miguel, que foi admitido na Liga, ainda diácono, mas, actualmente, além de ser Servo de Jesus, é também sacerdote, o que significa que tem a capacidade de expôr temas como o que lhe foi solicitado: O apostolado: O que é ser apóstolo, já que é missão do Servo preocupar-se com a expansão do Reino de Deus.
Agradou à assembleia a maneira prática e acessível da sua exposição e todos ficaram motivados para o trabalho apostólico. Assim o fervor se mantenha, o que é possível com a ajuda de Deus e muita oração.
Após o jantar, os que puderam dirigiram-se à Ruvina, local da realização da festa. A adoração geral teve lugar na Igreja Paroquial, das 22:00 às 23:30 horas e foi seguida de procissão eucarística, dali para a capela da Casa de Cristo Rei.
Durante o resto da noite, as Comunidades das Servas sucederam-se, para adorar, louvar, reparar, dar graças e também pedir, ao Santíssimo Sacramento, solenemente exposto. A capela estava preparada com gosto e arte. Se os membros da Liga não estivessem ali presentes, as próprias flores proclamariam os louvores do seu Criador que as fez de uma beleza sem igual e não se cansariam de dizer gratidão, com a vantagem de não terem de pedir perdão, pois nada fazem que desagrade a Deus.
A manhã chegou, cantou-se o "Te Deum" e aguardou-se a hora da Eucaristia, que foi celebrada às 11:00 horas. Antecedeu-a um breve ensaio dos cânticos, enquanto a multidão se ia acumulando. A capela ficou completamente cheia e os espaços mais próximos também serviram para quem não queria perder o momento mais importante do dia.
O Senhor D. Manuel Felício, bispo da Guarda e Superior da Liga, presidiu à celebração, acompanhado do bispo emérito, D. António dos Santos e de um grupo de sacerdotes, menos numeroso do que é habitual, pois era sábado e já conhecemos os sábados e os domingos dos nossos padres.
Na homilia, que será publicada oportunamente, o Senhor D. Manuel comentou alguns artigos das Constituições, lembrou os deveres dos Servos, o seu papel nas paróquias e em colaboração com os párocos e referiu-se ao novo ano pastoral, recomendando às comunidades de Servas que se abram às paróquias e proporcionem aos que o desejarem a oportunidade de rezarem em conjunto, pelo menos um das horas da "Liturgia das Horas", que não são exclusivas dos padres, explicou, mas devem ser extensivas a todo o povo de Deus.
Depois da homilia, foram admitidos onze novos Servos Externos, dos quais faz parte o Pe Helder Lopes, actual pároco da Ruvina e de outras aldeias vizinhas.
Seguiu-se um almoço de confraternização e a festa foi encerrada no Salão da Casa de Cristo Rei, onde foi apresentado o relatório de actividades da Liga, de 2009/2010, o livro "Escritos", já referido atrás e uma súmula do que foi a vida das crianças que, desde a fundação da Casa, ali foram ajudadas, sob a orientação de D. Cândida Correia, mais conhecida por D. Candidinha, à qual se sentem muito ligadas e da qual reconhecem que muito receberam. Foi uma história detalhada, contada em prosa, em verso e com cânticos, acompanhados ao órgão pelo senhor Pe Manuel Geada Pinto, que, na altura, também colaborava na educação das crianças, que visitava com alguma frequência.
Encerrou a Sessão o Senhor D. Manuel Felício, com umas palavras alusivas ao que tinha sido apresentado.
Tudo terminou com o cântico do Hino da Liga, com todo o entusiasmo.



Sem comentários: