sábado, 12 de fevereiro de 2011

E A FESTA FOI NO OUTEIRO DE SÃO MIGUEL!...


Era o lugar mais indicado e já há anos que é ali celebrada. O aniversário da fundação da Liga dos Servos de Jesus. Foi um dia mais tarde, por razões de logística, mas, para Deus, tudo é presente.
Apenas uma mensagem das missionárias... Nova decepção... "Estamos presentes em espírito. Ainda não tivemos autorização para sair de Angola. Até breve". "As pobres", para além de se terem entregado a S. Miguel, ainda se colocaram na dependência do governo de Angola...
Só esperamos que não desesperem de tanto esperar!
Para nós, também está a ser difícil. Estamos ansiosas pela visita delas e com uma vontade indescritível de ouvir a narração dos testemunhos concretos que têm para nos apresentar!
Bem, voltemos à descrição do dia de hoje:
Foi rico.
Iniciado com um buliçoso acolhimento, nos átrios das instalações do Outeiro, teve, após este, um importante momento de silêncio, durante o qual, cada membro da Liga entrou em diálogo com Jesus Eucaristia, interrompido com algumas orações e cânticos em comum, com o intuito de adorar, louvar, agradecer, reparar e pedir. Deus conhece o que nos faz falta. Mas disse: "Pedi e recebereis", por isso, pedir acaba por ser inevitável!
Também se reflectiram alguns textos, sobre a palavra de Deus, chegada até nós directamente, ou através dos seus representantes na Igreja. Neste caso, foram seleccionados excertos da Exortação Apostólica de Bento XVI "Verbum Domini": A Palavra de Deus e a Eucaristia, A Palavra de Deus e a Alegria, e, ainda, um texto dos Escritos do Sr D. João.
O Assistente da Liga fez um breve comentário aos textos meditados, tentando explicar que, há 87 anos, não se atribuia à Palavra de Deus a importância devida. Lembremos que quase não era primitido ler a Bíblia. Daí que o Sr D. João tenha incutido, nos membros da Liga, maior amor à Eucaristia do que, propriamente, à Palavra de Deus. O documento conciliar "Dei Verbum" revela que os padres conciliares reflectiram sobre esta supremacia, atribuída à Eucaristia, esquecendo, por assim dizer, que a Palavra é igualmente importante e devolveram-lhe o seu justo lugar. Bento XVI confirma, agora, o que o Concílio proclamou, com e exortação "Verbum Domini".
Por isso, "desafio-vos, a todos, a meditarem a Palavra de Deus nas adorações ao Santíssimo Sacramento, que é a Palavra feita carne e transformada em Pão da Vida".
Neste ano, em que o nosso bispo propõe à diocese a meditação do Evangelho de S. Mateus, nenhum membro da Liga se deve dispensar de corresponder a este apelo do prelado diocesano, pois ele é o representante directo de Deus, perante a diocese.
A hora de adoração culminou com a benção do Santíssimo, muito apreciada pelo Sr D. João, que, segundo testemunhos vivos, queria que se tocasse a sineta durante este acto, para que as pessoas, ao ouvi-la, se colocassem numa atitude de respeito, onde quer que se encontrassem, e os homens descobrissem a cabeça.
Seguiu-se a celebração da Eucaristia, presidida pelo Sr D. Manuel Felício, bispo diocesano e Superior da Liga e concelebrada pelo Assitente, Pe Moiteiro, pelo seu antecessor, Pe Bastos, pelo anfitrião da casa, Pe Geada e ainda pelo Pe Ângelo, que faz questão de participar nas actividades da Liga, sempre que tal lhe é possível.
Na homilia, o Sr Bispo "abanou", mais uma vez, a "pobre árvore de Outono", cujas folhas vão caindo, sem que as sucessivas Primaveras as consigam renovar.
E exprimiu-se, mais ou menos, assim:
"Celebramos hoje o aniversário de um acontecimento de graça para a diocese, a fundação da Liga dos Servos de Jesus, sob o olhar atento de Nossa Senhora de Lurdes. Na leitura do livro do Génesis, a Palavra de Deus fala da desobediência de Adão e Eva. É a imagem do drama da humanidade, que volta as costas a Deus. Logo aparece Maria, a nova Eva que se propõe redimir o pecado da humanidade.
E no Evangelho, Jesus dá-nos o pão, não só o da terra, mas o Pão do Céu.
Qual é a identidade da Liga perante a pastoral da Igreja, em Portugal? A Liga deve aceitar o convite para colaborar na concretização desta pastoral.
A Palavra de Deus leva-nos a ser firmes na fé e a ser missionários.Temos, agora, o novo contributo do Papa, a Exortação Apostólica, dados saídos do sínodo dos bispos sobre a palavra de Deus.
Voz da Palavra-linguagem da Bíblia e da Igreja, caminho que nos leva ao encontro de Cristo vivo.
Devemos fazer leitura orante da Palavra e não lê-la de forma mais ou menos apressada. É a lectio divina, que consiste em:
1.Ler - percebendo o que o texto nos diz.
2. Meditar e concluir o que nos diz.
3. Rezar a Palavra de Deus e descobrir qual a resposta que se deve dar ao apelo que ela nos faz.
4. Contemplar a nossa vida e a vida do mundo à luz desta Palavra.
Rosto da Palavra-Jesus a Quem a voz da Palavra me deve  conduzir, contemplando este Rosto.
Casa da Palavra-a Igreja, a comunidade cristã que precisa de viver a experiência que nos é transmitida pelo Espírito e deve ser acolhida por nós. Igreja onde os ministérios não se atropelam, mas se completam.
Nas comunidades deve viver-se esta comunhão. Não nos devemos atropelar, mas completar uns aos outros.
A casa da Palavra mobiliza-nos para os caminhos da Palavra, para a missão. Os caminhos de missão apontam para territórios variados, que podem ser longínquos, mas não se podem abandonar os territórios da nova evangelização, que consiste em anunciar a Palavra onde já foi anunciada, utilizando novas estratégias.
A Europa envergonha-se de mostrar o que é, ou melhor, o que tinha obrigação de ser, graças aos seus fundamentos cristãos que agora está a deixar perder.
O presidente da América declarou em público que todas as manhãs reza pelo seu povo e todas as noites faz o exame de consciência e pede perdão a Deus dos seus pecados. Quando é que um presidente europeu era capaz de fazer isso?
A Europa envergonha-se do que é essencial, é preciso levá-la, de novo a tomar consciência das suas responsabilidades cristãs.
Isto são indicadores do que a Liga deve ser. Cada comunidade deve saber onde se situa neste apelo.
Peço a cada comunidade que faça a sua meditação sobre o texto que publiquei na imprensa local, e que se encontra integralmente na Luz e Vida, que saiu no Natal, e que me envie, numa folha A4, as conclusões a que chegou, até ao dia 4 de Março.
Que Nossa Senhora nos ajude a repensar qual é o lugar da Liga, ao ritmo da Igreja e do Espírito Santo".
Pelas 12:45, teve início um almoço partilhado, durante o qual se estabeleceu um são convívio, entre todos. Seguiu-se um breve intervalo, e, pelas 14:30, o Assistente da Liga apresentou o tema que tinha preparado, um estudo sumário sobre a "Verbum Domini", que nos deixou motivados para uma leitura orante do documento completo, o que faremos, logo que nos seja possível.

Sem comentários: