domingo, 13 de fevereiro de 2011

A LECTIO DIVINA:

Temos ouvido, muitas vezes, falar de lectio divina. O que é? A lectio divina não é nada de complicado. É, simplesmente, uma leitura orante dos textos bíblicos. É uma maneira de rezar com as Santas Escrituras. A prática da lectio divina está enraizada na convicção de que os textos bíblicos, lidos e acolhidos na fé, permitem entrar em diálogo com a Palavra de Deus, alimentar e aprofundar a relação com o Deus vivo e com Cristo ressuscitado. A lectio divina pode fazer-se individualmente, mas também pode ser feita a dois, em família, ou em pequenos grupos.
COMO PROCEDER PARA FAZER A LECTIO DIVINA?
Podemos escolher um livro quer do Antigo quer do Novo Testamento. Podemos lê-lo inteiro ou escolher um capítulo, ou uma parte desse livro. Se fazemos a lectio quotidianamente, atravessamos, assim, o livro inteiro, capítulo a capítulo, dia a dia. Também podemos optar pelos textos da eucaristia da semana ou do domingo. Também é importante determinar quanto tempo dura esta lectio: 20 minutos? Uma meia hora? É bom escolher um momento tranquilo do dia, para poder viver este tempo no silêncio. Escolher um lugar da casa onde nos sintamos bem, um lugar que nos inspire à meditação e à oração.
Uma vez feito tudo isto, a primeira coisa é invocar o Espírito Santo. Só Ele é capaz de fazer ressoar ao  ouvido do nosso coração a Palavra de Deus.
AS ETAPAS DA LECTIO DIVINA:
LEITURA
A leitura consiste em ler o texto, em procurar compreender o que é que ele diz. Lê-se lentamente, mas com atenção. Pode acontecer que tenhamos de o ler mais do que uma vez. É a etapa em que tentamos Compreender o texto no seu contexto. Para nos ajudar na sua compreensão, por vezes, torna-se necessário ler as notas de roda pé, para melhor se compreender esta ou aquela expressão. Às vezes é preciso ler também um dicionário bíblico, ou um comentário, para compreender o sentido deste ou daquele costume, ou desta palavra e até saber como se vivia na época em que o texto foi escrito.
MEDITAÇÃO
Nesta etapa da meditação, reflecte-se sobre o texto que foi lido, quer seja sobre o seu todo, quer sobre um parágrafo ou uma frase que despertou em nós um ou outro sentimento. Nesta etapa, faz-se a ligação com o que vivemos pessoalmente, ou em Igreja. É a etapa em que se procura meditar o que o texto tem para nos dizer. É o momento em que me deixo interpelar pessoalmente, por aquilo que compreendi durante a lectio. Com é que isso se aplica à minha situação pessoal e ao que vivemos em família ou na nossa comunidade cristã? O que é que o Senhor me diz? É uma boa nova de esperança? O Senhor chama-me a alguma coisa? Será que percebi quais as conversões que tenho de fazer? Em que é que o texto me interpela? A meditação pode também levar-me a ficar maravilhado com este ou aquele aspecto do rosto de Deua ou de Cristo.
ORAÇÃO
Nesta etapa da oração rezamos com base no que meditámos. A oração pode ser de louvor ao Senhor por termos tomado consciência da sua misericórdia. Pode ser de pedido para nos ajudar a viver a conversão à qual o texto nos convida. Pode ser uma súplica ao Espírito Santo, para que ilumine o apelo que começou a ressoar aos ouvidos do nosso coração. Podemos também agradecer ao Senhor pelos dons que sentimos no final desta meditação.
ACÇÃO
Finalmente, vem a etapa da acção, que consiste em deixar transbordar a lectio divina no resto da jornada. É uma etapa que consiste em viver concretamente em função dos apelos escutados, adoptando as atitudes propostas pelo texto bíblico lido, meditado e rezado. Isso pode levar a uma conversão verdadeira e a mudanças no nosso modo de agir.
Do jornal CONTACTO svd

Sem comentários: