sábado, 17 de novembro de 2012

INÍCIO DO NOVO PLANO DE ATIVIDADES...


Foi o encontro de reflexão, no Rochoso, o primeiro deste ano pastoral. Já tinha havido uma reunião de Coordenadoras locais, para que estas pudessem deixar sugestões para a execução do Plano de Atividades para este ano.
Em ambiente de expetativa, sobre quem seria o orientador, acabamos por sentir alegria, pelo facto de vermos o senhor Pe Ângelo quase capaz de enfrentar um trabalho ainda mais "duro" do que levar um grupo, considerado não muito fácil, a uns momentos de reflexão sobre o Ano da Fé. É que tínhamos apanhado um susto, na véspera, com a situação do seu estado de saúde. 
Demos graças a Deus por ter sido apenas um susto!
As possíveis limitações, bem disfarçadas, não lhe roubaram o entusiasmo na abordagem do tema. E satisfez a audiência, já que os comentários que se ouviam, direta ou indiretamente, eram francamente favoráveis.
Aguarda-se o envio do trabalho apresentado, para se colocar aqui, à disposição de quem não conseguiu estar presente.
De momento, ficam apenas umas notas sobre o comentário aos textos litúrgicos do dia.
Jesus fala aos discípulos sobre o que deve ser "orar, sem desfalecer". Pedimos, e, por vezes, parece-nos que Deus não nos ouve.
Uma viúva pediu a um juiz para lhe fazer justiça, mas ele não lhe dava ouvidos. A viúva insistiu, até que o juiz disse: "vou fazer justiça, para que ela não me incomode mais..."
Se o juiz tomou esta decisão por um motivo tão banal, Deus, que nos ama, não havia de atender os nossos pedidos? Não havia de fazer justiça a quem pede dia e noite? Claro que faz!
Deus não nos despacha, ouve-nos com atenção e atende os nossos pedidos. A Ele, porém, compete discernir o que é bom para nós e nem sempre coincide com os nossos desejos, daí que nos queixemos que Deus não nos ouve.
Aqueles que ouvem a Palavra de Deus e a meditam dia e noite, são dignos de ser atendidos.
Vivemos uns com os outros e devemos cuidar uns dos outros, ainda que os outros não sejam dos "nossos". "Fazer o bem, sem olhar a quem!"
Dois grandes pilares da nossa vivência da fé:
-Amor a  Deus
-Amor ao próximo
Feliz o que ouve a Palavra e a vive com Deus e com o próximo.
Santa Isabel da Hungria, a santa que hoje celebramos, viveu assim. Teve uma vida curta, mas vivida em plenitude, no amor a Deus e ao próximo!
Não nos esqueçamos, de, como a Samaritana, correr para a fonte com o nosso cântaro vazio e deixar que Jesus o encha com a sua graça!

Sem comentários: