domingo, 18 de novembro de 2012

PREPARAÇÃO DA FESTA DE CRISTO REI!

A todos os Servos e simpatizantes:
O senhor Assistente Geral sugere a realização deste trabalho, como preparação da Festa de Cristo Rei. Mas aconselha-nos a trabalhar até ao início do Ano Litúrgico, depois haverá mais..., utilizando as Regras de Vida Espiritual que o Senhor D. João nos legou, as quais foram elaboradas pelo seu próprio punho, para ver se conseguimos colocar todos os inimigos de Cristo debaixo dos seus pés.
Não vai ser tarefa fácil, pois desconhecemos quantos são e onde andam. Alguns é provável que residam em nós, conforme se questiona o Assistente. E, acrescenta, temos de escolher, para cada dia, tantas regras para viver, quantas as necessárias para procedermos à sua expulsão. Se nos esvaziarmos do espírito do mal, criaremos mais vácuo para permitirmos a entrada do Bem.
Aqui fica o trabalho e a informação sobre um dos escritos onde se podem encontrar as referidas Regras.
A primeira é mais específica da vida comunitária, mas vou registar as três seguintes, para ajudar quem tiver preguiça de as procurar:
2ª-Aperfeiçoem, dia a dia, a conformidade da sua vontade, com a de Deus e a sua confiança n'Ele.
3ª-Tudo o que  pensarem, fizerem, ou disserem seja só para dar maior prazer ao Senhor.
4ª-Afastem do coração todo o amor desordenado às criaturas. Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino do Céu, disse Jesus.
FESTA DE CRISTO - REI - 2012 -
(Da 1ª Carta aos Corintos 15, 22 ss)
 “ …E, como todos morrem em Adão, assim em Cristo todos
voltarão a receber a vida. Mas cada um na sua própria ordem: primeiro, Cristo; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. Depois, será o fim: quando Ele entregar o reino a Deus e Pai, depois de ter destruído todo o principado, toda a dominação e poder. Pois é necessário que Ele reine até que tenha colocado todos os inimigos debaixo dos seus pés. O último inimigo a ser destruído será a morte, pois Deus tudo submeteu debaixo dos pés dele…”

“ Pois é necessário que Ele reine até que tenha colocado todos os inimigos debaixo dos seus pés”.

Breve comentário e convite:
·   Foi desta carta, 1ª aos Corintios, 15 e deste versículo 25, que o Sr. D. João retirou a divisa para a OBRA.
·   Na verdade e muitas vezes ainda, Cristo continua a não poder reinar pois os inimigos ainda não estão todos colocados sob os seus pés. Quantas vezes não residirão eles em nós.
·   Como vencê-los e como submetê-los a Jesus Cristo? Não deixando, julgo eu, que os mesmos nos escravizem; é que, relamente, somos chamados a reinar com Jesus. Não o conseguiremos fazer enquanto outros (deuses) reinarem em nós e de nós receberem culto idolátrico.
·   Para os podermos vencer, o próprio sr. D. João encarregou-se de nos deixar uma maneira muito prática, que exprimiu e consagrou nas vinte e oito regras de vivência comunitária. Quando cumpridas integralmente, podemos dizer que o seu reinado é bem mais visível em nós, na Igreja e nos outros.
·   Vamos celebrar a Festa de Cristo Rei. Prepará-la é nosso dever.    Continuar a celebrá-la depois, só isso dará sentido à sua preparação.
·   Venho pois propor, a título particular, sabendo que muitas de vós já o realizam, que cada uma possa escolher / sortear entre as vinte e oito Regras tantas quantas as necessárias para cada dia até ao início do novo Ano litúrgico. Desse modo, não só celebraremos mais intensamente a Festa de Cristo Rei, que ninguém sabe quando acontecerá, como teremos a certeza de que não deixamos de preparar também a Solenidade do Nascimento do mesmo Rei.

Liga dos Servos de Jesus
Rochoso, 2012-11-17
P. Alfredo Pinheiro Neves
(As vinte e oito regras encontram-se também escritas em: D. João de Oliveira Matos, escritos espeirituais 1927-1938 revisitados).

Sem comentários: