sábado, 1 de dezembro de 2012

FORMAÇÃO, NO OUTEIRO DE S. MIGUEL!



Juntou-se um grupo bastante numeroso, mas, ao contrário do que diz o ditado, desta vez éramos muitos e bons! Até a Coordenadora Geral deixou extravasar a alegria que lhe ia na alma, pelo acontecimento tão encorajador, e manifestou a sua surpresa ao constatar que todos, internas, externos e simpatizantes, conseguimos rezar, pelo menos tentar, sem desistir, durante mais de duas horas!
Também nos tranquilizou, acrescentando que, se não foi tão bem como devia, não seria motivo para perdermos a paz, que o caminho se faz caminhando e que, amanhã, conseguiríamos fazer melhor que hoje, por isso, há que continuar a insistir.
De facto, assim foi:
O Senhor já nos esperava, solenemente exposto, sobre o altar principal, e, após breves orientações do Assistente Geral, que nos leu o texto de Isaias: "Todos vós que tendes sede vinde à nascente das águas. Vinde e comprai, sem dinheiro e sem despesa, vinho e leite", como mote para a nossa reflexão, iniciamos uma hora de adoração individual, dando continuidade à oração que a comunidade tinha começado às sete horas. Foi-nos, ainda, distribuída uma folha A5 com um texto para reflexão e com uma espécie de teste de escolha múltipla, tendo no verso um texto sobre Nossa Senhora, extraído dos escritos do Senhor D. João, publicado, no seu tempo, no Amigo da Verdade.
Seguiu-se meia hora de adoração comunitária, que culminou na bênção do Santíssimo, à qual se seguiu a celebração da Eucaristia. Foram concelebrantes o Assistente Geral e o senhor Pe Manuel Joaquim Geada Pinto, servo da primeira hora.
Na homilia, da qual vou citar apenas alguns pensamentos, foi-nos lembrado o início do Advento. "Vigiai e orai em todo o tempo, para que possais comparecer, sem medo, diante do Filho do homem, que tem o nome impresso em cada um de nós, por isso podemos encontrá-lo sempre no outro. Porque já veio e não lhe abrimos a porta, a Igreja continua a clamar: vinde, Senhor  Jesus! E quer que venha para nós, que nos dizemos seus seguidores, e para os que já foram e agora dizem não. Pede que venha também para eles numa graça de conversão e de posterior fidelidade. O nome de Deus está impresso no nosso existir. O seu nome é fidelidade para connosco!"
No ofertório, foi colocado sobre o altar o nosso teste de escolha múltipla, cujo resultado nos foi comunicado após a formação da tarde. Quando o tiver disponível, publicá-lo-ei aqui.
Do Evangelho segundo S. Mateus:
“ Portanto, o que quiserdes que vos façam os homens, fazei-o também a eles, porque isto é a Lei e os Profetas… Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que seguem por ele. Como é estreita a porta e quão apertado é o caminho que conduz à vida, e como são poucos os que o encontram!” (Mt 7,12-14)
(Depois de refletir e de rezar com  e pela Obra a que pertenço, gostaria de assinalar três aspetos que julgo importantes):
(marcar com uma cruz, três dos seguintes aspetos)
01
Criar maior sentido de pertença na Obra de D. João.
02
Possibilitar mais tempo para Deus.
03
Maior compromisso para com a Liga dos Servos de Jesus.
04
Expressar melhor os meus compromissos Batismais.
05
Maior empenho e generosidade p/ com Deus e a Igreja.
06
Maior espírito de Comunidade e de Comunhão.
07
Mais Caridade entre nós e para com os outros.
08
Como Maria, manifestar maior confiança em Deus.
09
Em tudo, procurar a Vontade de Deus. 
"Não falta a Maria o poder nem a bondade necessários para socorrer todos aqueles que invocam a sua proteção.
Ela é a omnipotência suplicante que Deus escolheu para dispenseira de todos os seus favores… Ela é a Mãe extremosa, cheia de misericórdia e compaixão para com os seus filhos…
Ela é poderosa, porque nas bodas de Caná, obteve de seu Filho um milagre, a-pesar-de não haver chegado ainda a Sua hora.
Ela é sobremaneira bondosa, porque, nas bodas de Caná, tão generosamente se compadeceu dos felizes esposos que a haviam convidado.
Não obstante, porém, o poder e a bondade de Maria, são sempre ouvidas as nossas súplicas? São sempre eficazes as nossas preces? E porquê?
Ah! o segredo da eficácia da nossa oração, como outrora o segredo do milagre de Caná, está na obediência àquela frase de Maria: “Fazei tudo o que Ele vos disser”. É que nada há como a obediência aos preceitos do Senhor, para tornar eficaz uma súplica, para tornar agradável a Deus a alma que implora a graça divina, a alma que ora...
Pode lá imaginar-se o amor apaixonado que Maria dedica a Jesus?
A quantos, que invocam a sua intercessão junto do seu Filho, não poderá, por isso, responder: Então, vós escarneceis o meu Filho, violando os os seus mandamentos, odiai-lO em vossas almas afeiçoadas ao pecado, cruxificai-lO em vossos corações corrompidos e mundanos, e ousais implorar os seus favores?
(Como poderão constatar, os números a cores diferentes são os que ocupam os três primeiros lugares no trabalho realizado durante a oração pessoal).
Depois da Eucaristia, aguardava-nos uma mesa cheia de tudo, especialmente do carinho das nossas Irmãs da Comunidade do Outeiro de São Miguel, que, ao calor do aquecimento central, juntaram o calor humano que lhes é tão peculiar. 
BEM HAJAM!
Prolongou-se o tempo de convívio, no Bar, onde os comensais se dirigiram para um café ou um chá quentinho.
Às 14:00H, teve início o tema de formação. O senhor Assistente ainda não nos conhece. Também não sei que lhe sugerir para medir a nossa capacidade em questões teológicas. Tratou um tema muito oportuno. Porém, um pouco difícil de acompanhar. Parece que quem sabe muito tem dificuldade em admitir que não somos todos iguais.
Ficam os tópicos, organizados com arte e conhecimentos tecnológicos, didáticos, teológicos... Falta o desenvolvimento. Claro que guardo para mim algumas notas, que não me atrevo a publicar com receio de induzir alguém em erro.
AS EXIGÊNCIAS DO NOSSO VIVER COMO CRISTÃOS!
TEMA DE FORMAÇÃO
(Outeiro de S. Miguel 2012-12-01)
“ De facto, nenhum de nós vive para si mesmo e nenhum morre para si mesmo. Se vivemos, é para o Senhor que vivemos; e se morremos, é para o Senhor que morremos. Ou seja, quer vivamos quer morramos, é ao Senhor que pertencemos”. (Rom 14,7ss)
Irmãos, de facto, foi para a liberdade que vós fostes chamados. Só que não deveis deixar que essa liberdade se torne numa ocasião para os vossos apetites carnais. Pelo contrário: pelo amor, fazei-vos servos uns dos outros. É que toda a Lei se cumpre plenamente nesta única palavra:Ama o teu próximo como a ti mesmo. (Gal. 5,13ss)
1.      O nosso ADN enquanto cristãos é a nossa participação na Vida Trinitária de Deus.
2.      A nossa identidade cristã não se encontra fora de nós, colada a nós, perto de nós como uma segunda natureza. É algo que se nos define como intrinsecamente devido depois da Incarnação do Verbo sempre de modo gratuito e fruto da Misericórdia divina.
3.      Somos de Deus, pertencemos a Deus, e enquanto tal possuímos uma missão que somos convidados a executar em fidelidade.                          
(   Ver verso)    à
4.      Exigências de quem se decide a ser Cristão:
·         RIQUEZA
- Aceitar e viver na Fé o MISTÉRIO; (conhecer + estudar + Questionar)
- Confiar (caminhar sem ver o caminho)
- Em tudo dar prioridade a Deus

·         DESPRENDIMENTO:
       - Traduzir em Obras os dons recebidos; Caridade (corporais / espirituais)

·         BUSCA DE PERFEIÇÃO
- Consecução das Três primeiras petições do Pai Nosso que jamais se alcançarão sem as últimas quatro

·         EXECUTADAS À MANEIRA DE JESUS:
o   No Silêncio
o   Na Humildade
o   Em Liberdade
o   Onde a Graça acompanha a Violência
·         Na ALEGRIA de ser Enviado
            “… Àquele que nos ama e nos purificou dos nossos pecados com o seu sangue, e fez de nós um reino, sacerdotes para Deus e seu Pai; a Ele seja dada a glória e o poder pelos séculos dos séculos. Ámen” (Ap.1)




ISRAEL


Propriedade de Deus



1.Por Criação


2. Por escolha

3. Por pertença ao povo e por santuário Deus


Para uma missão

Ser o POVO
Entre todos os povos


Servir de Mediador entre Deus e Homem


Ser instrumento de Salvação



JESUS CRISTO

Propriedade de Deus


1.Por Filiação

2.União Intrínseca


3. Incarnação


Para uma missão


SALVAÇÃO
E
REDENÇÃO

Ser a Nova 
criação;
O Homem 
pleno 
definitivo


Dar Vida
 e Vida em abundância




A
IGREJA

Propriedade de Deus

1.Por identificação

2. Sacramento da Trindade


3. Atuação do
Espírito


Para uma missão

Ser Expressão do REINO

Analogia da Incarnação


1. Graça
2. Salvação
3. Vida Eterna





OS
SANTOS

Propriedade de Deus

1. Vivendo e realizando os dons


2. Entregando-se

3. Amando em plenitude

Para uma missão

. Louvor e coroação dos dons de Deus


. Família
. Santidade     original
. Estímulo

1. Auxílio
2. Intercessores
3. Testemunhas



A Liga dos
Servos de Jesus

(A Liga deve tornar-se)


Propriedade de Deus

1. Pela vivência dos Mistérios da Iniciação Cristã.

2.Pelo
“modo de Sua PERTENÇA
à Igreja”

3. Pela busca contínua busca da PERFEIÇÃO



Para uma missão


Glória
Louvor
e Serviço de Deus.

Vivência e Testemunho Cristão numa dinâmica vocacional.


      1. Reparaçãoe
       2. Conversão    dos pecadores


Sem comentários: