domingo, 2 de dezembro de 2012

POR ANGOLA!...

Fotografias recentes das nossas missionárias...
Receberam, na nossa casa de Angola, o Senhor Governador da Província do Kuanza Sul, em visita oficial à referida Província. Sentiram-se muito importantes, as nossas irmãs. Até se compararam com qualquer família real, apelidando a nossa casa de Palácio!
O facto é que o Senhor Governador se sentia muito cansado e sensibilidade de mulher adivinha, ao longe!... 
Ofereceram as dependências de que dispunham, felizmente com alguma dignidade, graças ao esforço de todos os que se privaram de algo, para colaborarem na construção do edifício, que tem por nome Casa de D. João de Oliveira Matos e que é pertença da Liga dos Servos de Jesus, na Kilenda!
Não teve a mesma sorte a Sagrada Família, quando buscava lugar digno para servir de berço ao Menino Jesus! O Rei dos reis e Senhor dos senhores sujeitou-se a condições infrahumanas, sem qualquer outra alternativa.
Sabia, porém, o Menino Deus, qual era a sua missão nesta terra e que a maldade humana não se apagaria, se Ele viesse para uma vida cómoda. Mas o Menino Jesus é Deus e o Senhor Governador é tão somente um seu representante naquelas paragens...
Além das instalações e de alguma refeição, não foi muito mais rico o presente que as irmãs lhe ofereceram, comparando com os que o Menino de Belém recebeu, materialmente falando: um terço! Mas rico em significado e próprio de alguém que está em missão. Acabou por confessar, o Senhor Governador, que vai sempre a Fátima, quando vem a Portugal, e entrou na capela...
Foi gratificante!
No dia seguinte, agradeceu, declarou que foi a única maneira de usufruir de algum descanso, manifestou abertura para ouvir a exposição de alguns dos problemas que preocupam as nossas Missionárias, nomeadamente a questão do transporte de que carecem para ajudarem mais as populações do interior.
Foi uma audiência, quase oficial, sem precisarem de sair de casa!... 
Aproveitaram para lhe falarem do projeto de abertura da nova escola, já no início do próximo ano letivo, que está a começar a ser delineado, e o Senhor Governador fez questão de tomar algumas notas que entregou ao seu chefe de gabinete, também visível na fotografia.
Senhor Governador! Tratar bem as nossas Missionárias é proporcionar alegria a toda a Liga dos Servos de Jesus!
Ficamos-lhe muito gratas por ter dado atenção ao que tinham para lhe expor!
Em Portugal, também temos casas que o podem acolher, como em família, mesmo em Fátima, caso se torne necessário!
Quanto ao senhor Chefe de gabinete, tratá-lo-emos do mesmo modo, se nos procurar. E queríamos lembrar-lhe que, não querendo sugerir-lhe a prática de injustiças, o que não é cristão, solicitamos o grande favor de não colocar as notas que o Senhor Governador lhe entregou, no fundo da rima de papéis que imagino sobre a sua secretária. Escolha um lugar a partir do meio, pelo menos, se não puder ser no topo!
Muito obrigada, em nome de toda a Liga, e, em especial, em nome das nossas Missionárias!

Sem comentários: