quinta-feira, 6 de junho de 2013

MENSAGEM DE D. MANUEL FELÍCIO, A TODOS OS MEMBROS DA LIGA DOS SERVOS DE JESUS!

Aos membros da Liga dos Servos de Jesus
Autoridade da Igreja reconhece publicamente as virtudes heroicas do Sr. D. João de Oliveira Matos.

Ontem, dia 4 de Junho, às 12H00 locais, 11H00 em Lisboa, a Sala de imprensa do Vaticano tornou público o decreto emanado da Congregação para a causa dos Santos e assinado pelo Santo Padre, o Papa Francisco, que reconhece as virtudes heroicas do Sr. D. João de Oliveira Matos.


Por isso, a nossa Diocese da Guarda está em festa; festa vivida principalmente pela Liga dos Servos de Jesus que celebra o seu nonagésimo ano de vida. Trata-se, efectivamente, da primeira etapa concluída no processo de reconhecimento público pela autoridade suprema da igreja da Santidade do Sr. D. João, que, a partir de agora é Servo de Deus Venerável. Por graça de Deus, outras etapas deste reconhecimento público se hão-de seguir, nomeadamente a declaração da autenticidade do milagre que conduzirá à beatificação e outras ainda rumo à Canonização.


Como nos disse, em Outubro de 2011, Sua Eminência o Cardeal Ângelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos, o tempo em que aguardamos a beatificação, e canonização deste Servo de Deus agora declarado Venerável não é tempo para estarmos parados, de braços cruzados. É tempo de uma espera activa, como ele nos disse. Por isso pede-se a todas as comunidades e membros da Liga dos Servos de Jesus, internos e externos:


- Que se realizem preces de acção de graças, com celebração da Liturgia das Horas e tempos de adoração abertos à comunidade.


- Que se intensifique nas comunidades da Liga dos Servos de Jesus e por todos os seus membros a leitura meditada dos escritos do Sr. D. João.


- Que a sua mensagem e sobretudo a espiritualidade que ele viveu e procurou comunicar aos fiéis e às comunidades espalhadas pela Diocese, sobretudo através dos retiros organizados por paróquias, grupos de Paróquias e arciprestados, inspirem o nosso ardor apostólico.


- Trabalharemos afincadamente para dar corpo ao centro de espiritualidade inspirado na vida e obra do Senhor D. João que foi pedido no início das celebrações jubilares dos 50 anos passados sobre o seu falecimento e que esperamos encerrar no próximo mês de Agosto.


- A todos os padres da nossa Diocese queremos propor o modelo pastoral deste Sacerdote exemplar, que exerceu o ministério episcopal durante décadas ao serviço das nossas gentes, numa proximidade que nos impressiona. Lembramos particularmente os prolongados tempos que ele viveu em contacto directo com as comunidades, viajando de paróquia para paróquia, de arciprestado para arciprestado, pregando retiros aqui, fazendo sermões e homilias acolá, organizando a formação da Fé e sobretudo essas almas de eleição capazes de colaborar activamente com ele para que Jesus Cristo Reine nas pessoas, nas famílias, nas comunidades cristãs e na própria Sociedade.


- Prolongando o exemplo do Sr. D. João, continua a ser decisivo para nós sacerdotes, mas para todos os que vivem vida de especial consagração, como acontece com os núcleos das comunidades da Liga dos Servos de Jesus, gastar tempo e energias na identificação destas almas de eleição e a prepará-las para que a obra da Fé se cumpra cada vez mais na Igreja e no próprio mundo.


Uma só coisa é necessária – que Jesus reine. E nós queremos, com a ajuda do Sr. D. João, agora Venerável Servo de Deus, ser um verdadeiro activo desta Obra.


Guarda, 5.6.2013


+Manuel Rocha Felício, Bispo da Guarda

Sem comentários: