sábado, 15 de junho de 2013

NA ESCOLA DO SR D. JOÃO!...

O Abrigo Infantil da Sagrada Família, da Sequeira, continua a percorrer com as suas crianças as sendas traçadas pelo Senhor D. João, Fundador da Liga dos Servos de Jesus, cujos membros vêm orientando todas as atividades da casa, já desde longa data, e já colaboraram com os pais na educação de umas boas centenas de "pupilos", provenientes de variadíssimas famílias.
Durante este ano letivo, escreveram e publicaram um livro, com desenhos da autoria das crianças e mensagens extraídas dos escritos do Bispo Fundador. As crianças de cuja idade ainda não faz parte a escrita foram substituídas pelos pais nessa tarefa, tendo estes tido, estou certa, a preocupação de lhes explicar, em termos acessíveis ao seu desenvolvimento intelectual, o significado de cada frase, de cada palavra...
Hoje, dia 15 de junho, tiveram a sua festa anual, o coroar de todo o trabalho desenvolvido em prol da educação, ao longo de todo o ano.
E, precisamente porque se trata de uma Obra de cariz religioso, que tem a preocupação de ministrar uma educação integral, do programa constou também a celebração da eucaristia, para os pais e crianças do Jardim de Infância e ATL. 
Também estiveram presentes alguns bebés, certamente irmãos dos mais crescidos, que, de vez em quando, organizavam os seus concertos, sendo cada um um instrumento diferente. Foi a sua maneira simples de dar glória a Deus, que, mais uma vez, deve ter ficado contente com a sua obra criadora, que confere a cada etapa da vida caraterísticas tão peculiares.
E os participantes não se mostravam incomodados, bem ao contrário, o seu procedimento fez-nos remontar aos tempos antigos, em que, durante a celebração, crianças se movimentavam por toda a igreja e comunicavam, à sua maneira, umas com as outras e com os adultos.
A eucaristia foi muito participada, os cânticos estavam primorosamente preparados e as crianças até conseguiam fazer os célebres "pianinhos", num tempo em que quanto mais se grita, melhor.
A homilia, proferida pelo Pe Alfredo Pinheiro Neves, atual assistente da Liga dos Servos de Jesus, constou de duas partes distintas: a primeira foi para as crianças, e pretendia-se que dessem resposta a esta pergunta: qual dos santos é o maior? Sto António, São João, São Pedro, São Paulo?... As crianças estavam um tanto atrapalhadas e o celebrante tentou ajudá-las, colocando a questão de diversas maneiras, até que os pais responderam que os maiores são as crianças. 
Ficaram felizes! Porém, não era a resposta desejada, mas sim, o maior é o que faz a vontade de Jesus. Reflexão "sobre se tem sido sempre o caso de cada um, pois, por vezes, esquecemo-nos, razão por que já pedimos perdão no início da eucaristia".
"Quando os vossos pais fazem a vontade de Jesus, são eles os maiores". "E é necessário fazer tudo com amor", como nos dizia S. Paulo, na segunda leitura.
Para os pais, o tema foi baseado no livro do Ben Sirá, na frase "a glória dos pais está nos filhos".
"Queridos pais: a vossa glória está nos vossos filhos. Podem nem ser filhos biológicos, mas ser alguém a quem dais um bom conselho". Aqui estão contemplados os membros da Liga que ali organizam e orientam todas as atividades, juntamente com profissionais da educação que também dão o seu melhor.
"Quantos mais valores transmitirdes aos vossos filhos, maior será a vossa glória".
Em seguida, o celebrante perguntou às crianças se tinham compreendido as palavras que ele dirigiu aos pais e logo acrescentou, que, em casa, eles lhes iriam explicar melhor, querendo assim dizer que a eucaristia não termina na igreja, mas se deve prolongar na vida. Se assim não for, a nossa prática cristã é muito limitada.
O Senhor D. João deve ter ficado contente, pois a doutrina era a que ele sempre pregou e que deve estar sempre em processo de aperfeiçoamento.
Se este e outros dias de festa contribuirem para um pequeno impulso na causa da beatificação daquele que foi "santo na vida, santo na morte, santo na terra, santo no céu", falta, apenas, ser declarado santo oficialmente, já sentimos grande alegria interior.

Sem comentários: