segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Senhor é meu Pastor, nada me falta... Na Sua água sacio a minha sede; Seu cajado sustem a minha fé.



Dia  dez de Maio de 2014 realizou-se mais um encontro de formação espiritual para os membros da Liga dos Servos de Jesus.  Juntámo-nos vindos de diferentes  lugares da Diocese, na pequena aldeia da Cerdeira, na casa onde vive a Comunidade e funciona o Colégio, com o desejo de viver um dia de encontro com o Senhor Jesus, compartilhar saudades e noticias uns com os outros…
Cerca  das dez horas foi apresentado  o primeiro tema. Sobre o  conferente ficámos a saber que se chama Pe. Francisco Correia , que é Jesuíta, esteve mais de trinta anos em Moçambique como Missionário e que ama a igreja numa dinâmica e entrega total a Jesus segundo o Carisma de Santo Inácio de Loyola.
Falou – nos da Gaudium et Spes(33-39),  documento do Vaticano II, abordando o tema: « Sentido  cristão da actividade humana» Ter como exemplo Jesus Cristo que viveu como nós a história,  assumiu a nossa natureza e deu sentido ao nosso viver. Criados por Deus trazemos uma marca no nosso coração desse mesmo Deus, tomarmos nas mãos o mundo…Jesus Cristo viveu na nossa natureza  e nós estamos convidados a participar na construção deste mundo e fazemo-lo através do trabalho. Estamos inseridos no mundo onde Deus quer que o façamos progredir e dar-lhe melhor qualidade de vida. Toda a nossa história, neste mundo, é uma história de colaboração com Deus…
Será que com todo o progresso material que leva a criar melhores condições de vida, existem também valores como a solidariedade, respeito pela pessoa, justiça, amor, serviço, paz, fraternidade ? O progresso ordena-se em relação ao homem. O homem é o ponto mais alto da criação. O homem é o fim e a norma do progresso. Os valores são a riqueza fundamental. O homem vale mais pelo que é do que pelo que tem.
O Cristão está no mundo sem ser do mundo… Deve transformar este mundo no Reino de Deus – mundo material que necessita de progresso e mundo espiritual  com vontade de Infinito. Viver os valores do Reino. É preciso trabalhar com o sentido de que este Reino se transforme no Reino de Deus…
Os homens do nosso tempo padecem de três ismos: consumismo; individualismo e subjetivismo e não procuram a abertura a Deus e ao próximo que supõe entrega, acolhimento e comunhão…
Após um intervalo seguiu-se a celebração da Eucaristia tendo como celebrantes o conferente e o Assistente Geral da Liga  Pe. Alfredo  Pinheiro Neves.
 Uma síntese da homilia:
«Nós nos identificamos com Deus pelo nosso amor, pela nossa liberdade e pelo nosso trabalho.
Participar no amor – Deus é  amor. Aquele que ama é filho de Deus. Quando partilhamos o amor somos iguais porque Deus é amor.
Viver como Ressuscitados… Toda a nossa vida e o nosso trabalho é viver como Ressuscitados.
-acreditando em Deus ; esse é o dom da Fé, sem Fé ainda não Ressuscitámos.
- amar a Deus; louvar a Deus e agradecer-Lhe é sermos a glória de Deus.
- outra vertente do nosso trabalho é converter-nos constantemente.
Acreditar; Amar; Converter-se
Sermos portadores e sinais efetivos da Ressurreição de Jesus só é possível se em nós estiver o Espírito Santo.  O Espírito Santo está presente em nós pelos seus dons…
Acreditar, amar, converter-nos e levar aos outros a força da paz, da caridade  e da alegria.»
Após o almoço  e tempo de convívio o grupo foi convidado a deslocar-se até à Igreja paroquial. Este gesto, no dizer do Assistente, simbolizava a preocupação que os membros da Liga devem ter em colaborar  nos serviços paroquias de acordo com a orientação dos Párocos e segundo as capacidades de cada um. Esta actividade foi sempre incrementada pelo Senhor D. João.
 Houve mais um tempo de reflexão acerca do texto de Lucas 
(Lc 24,13-35) sobre os discípulos de Emaús- Terminámos o encontro com um tempo de Adoração ao Santíssimo Sacramento.

Sem comentários: