segunda-feira, 30 de junho de 2014

ENCONTRO , EM FÁTIMA DE MEMBROS DA LIGA DOS SERVOS DE JESUS E SIMPATIZANTES…(28-06-2014)




Os encontros realizados pelas membros da Liga dos Servos de Jesus  têm sempre a vertente espiritual  sem descurar  a  vertente humana do convívio na alegria e partilha de sentimentos, sonhos e, decerto ,os desejos de trilharmos o caminho  segundo o Carisma  legado pelo nosso Fundador  - D. João de Oliveira Matos.
No dia 28 de Junho de 2014 reunimo-nos mais uma vez, com o seguinte  programa:
10,30h - Conferência;  11,45h – Adoração Eucarística; 12,45h – Almoço  e tempo livre   até Às 16 h;  Seguiu-se a Eucaristia e despedida .
Foi conferencista   o Senhor Padre José Augusto  da Congregação do Verbo  Divino. É natural da diocese da Guarda e atualmente reside em Fátima. 
Para quem quiser meditar  fica o tema que nos transmitiu:
Se amais os que vos amam, que recompensa haveis de ter ? (Mt. 5,46)
Jesus, no Sermão da Montanha, apresenta-se como  Novo Moisés que vem dar pleno cumprimento à Lei. O  amor não pode conter ódio, quando a medida do  amor é o Pai celeste. Ser  filho de Deus é aprender a  amar como Deus, que faz que o sol se levante e a chuva caia sobre bons e maus (Mt 5,43-48). Contemplando a  natureza, intuímos a perfeição dum amor divino, sem condições nem reacções, donde promana a vida e brota o amor. O mandamento do amor já não pode ser um «não fazer o mal» ( não matar, não roubar, não mentir, não cometer adultério, não levantar falso testemunho...)    (cf. Jovem rico, 19,16-22) . Ser perfeito é aprender a viver da fé e a ter como único tesouro o amor a Deus e ao próximo. Isto supõe o amor aos inimigos, a oração pelos que nos perseguem, saudar os que nos viram a cara, desprender-se de todas as seguranças, ser capaz de vender tudo o que se tem, dá-lo aos pobres e seguir Jesus. Seguir Jesus é aprender a servir e a não retribuir o mal com o mal. Jesus critica uma vida assim, pois acabamos por imitar aqueles que criticamos. Esta é uma vida pagã, semelhante a um amor mercado que resvala para olho por olho e dente por dente .( Mt5,21-48).
Amar resume toda a Lei ( Mt.22,35-40). E um deles, que era legista, perguntou-lhe para o embaraçar: «Mestre, qual  é o maior e o  maior mandamento da Lei? » Jesus disse-lhe: Amarás ao Senhor, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma e com toda a tua mente. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo é semelhante: Amarás ao teu próximo  como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas», por isso, «não matar» significa tudo aquilo que mata ou fere a relação com o outro: insultá-lo, maltratá-lo com palavras ofensivas, desprezá-lo (Mt. 5,21-22). Promover a reconciliação quando há divergências é dar a vida (Mt. 5,25-26).
Amar à medida de Deus é ser fiel ao amor conjugal e não cometer adultério, nem de olhar, nem de desejo, nem coração (Mt5,27-28). É evitar a rutura do laço do casamento com o divórcio, porque o amor fiel e indissolúvel   faz parte do projeto  original de Deus .(Mt.5,31-32; 19, 1-9). É dar bom exemplo não escandalizando os mais fracos (Mt. 5,29-30) nem os mais pequeninos (Mt18,6-9). É aprender a viver na verdade, sem juramentos nem perjúrios(Mt.5,33-37).
Um amor que dá esmolas para que os outros vejam, não é a verdadeira expressão de amor e compaixão pelo outro, mas uma instrumentalização do pobre para nos engrandecermos aos olhos dos outros. Quando se pratica a caridade, a oração e o jejum para sermos recompensados socialmente, significa que ainda andamos `volta de nós mesmos e não acreditamos naquele que vê o coração e não a máscara ou representação hipócrita (Mt. 6,1-36). É uma falta de fé, de esperança e de caridade. Julgar o outro e condená-lo ou exaltá-lo é usurpação da função misericordiosa e justa de Deus. Temos a trave do orgulho que nos impede de ver o argueiro  no outro(Mt. 7,1-5). Cada um deve primeiro buscar o reino e a conversão  própria para poder ajudar o outro na correção fraterna (Mt.18,15-18) e na busca do irmão perdido (Mt. 18,10-14).
«O louvor perfeito» brota da simplicidade e da verdade das crianças, que têm um « coração puro» (Mt. 5-8) . Foram elas que puderam identificar o «Filho de David» e gritar «hossanas», “ver a Deus” (Mt 21,15-16). Quando se quer fazer uma oferta sobre o altar, deve-se ir com o coração em paz e o perdão da reconciliação (Mt.5,23-24). O perdão (per-don), o dom perfeito, é a  forma mais eloquente do amor. É um dom de Deus (Mt 9,8), de Jesus à sua Igreja (MT 16,19; 18,18). É ele que nos faz perfeitos filhos de Deus e irmãos de Jesus Cristo que veio para nos resgatar dos nossos pecados e fez connosco uma aliança eterna (Mt.18,21-35).
Amar com a medida de Cristo é viver as  bem-aventuranças (Mt5,3-12), não como uma utopia idealista, mas como um seguimento de Jesus pobre, casto, obediente, perfeito Servo de Javé, a semear e a frutificar vida.
Dois exemplos de traição, Judas e Pedro, que têm dois finais diferentes. Pedro chora o seu pecado(MT. 26,69-75), aceita o perdão de Jesus e confia na misericórdia daquele que o amou, mesmo sabendo que o ia trair (Mt. 26,30-35). Judas sente remorsos, confessa o seu pecado, devolve o dinheiro, mas não se perdoa a si mesmo nem confia na misericórdia daquele a quem traiu, por isso, enforca-se (Mt. 27,3-10).
Peçamos ao Senhor que nos faça compreender a  lei do amor. Que bom é termos esta lei! Como nos faz bem, apesar de tudo amar-nos uns aos outros! Sim, apesar de tudo! A cada um de nós é dirigida a exortação de Paulo: «Não te deixes vencer pelo mal, mas vence o mal com o bem » (Rom 12, 21). E ainda: «Não nos cansemos de fazer o bem » (Gal.6,9). Todos nós provamos simpatias e antipatias, e talvez neste momento  estejamos chateados com alguém. Pelo menos digamos ao Senhor: «Senhor, estou chateado com este, com aquela. Peço-vos por ele e por ela». Rezar pela pessoa com quem estamos irritados é um belo passo rumo ao amor e é um ato de evangelização. Façamo-lo hoje mesmo. Não deixemos que nos roubem o ideal do amor fraterno ! ( EG 101).
Canso-me de perdoar e ponho limites: quantas vezes ? ( Mt 18,21-34; 5,15). Guardo ressentimento e corto comunicação ou peço a Deus o dom do perdão ? Amo a todos/as ou faço descriminação ? Busco o  amor perfeito que vejo em Deus Pai e nas bem-aventuranças vividas por Jesus?

                                                                                                                                Pe. José Augusto,svd

Sem comentários: