domingo, 6 de julho de 2014

A Liga dos Servos de Jesus apresenta a D. António Manuel Moiteiro Ramos os melhores cumprimentos de felicitações na estima e gratidão de sempre. Deseja a Sua Ex.cia Rev.ma Apostolado fecundo na nova missão que lhe foi confiada.


Aveiro: Dinamismo da «Missão Jubilar» é o programa do novo bispo da diocese
D. António Manuel Moiteiro Ramos com o Papa Francisco 

Agência Ecclesia 04 de Julho de 2014, às 11:00
Aveiro, 04 jul 2014 (Ecclesia) – O bispo de Aveiro, D. António  Manuel Moiteiro Ramos, afirmou hoje que o “horizonte pastoral” da diocese é continuar o “dinamismo criado pela Missão Jubilar”, onde deseja promover “a cultura da proximidade”.
“Para os próximos anos, o nosso horizonte pastoral deve ser o dinamismo criado pela Missão Jubilar que celebrou os 75 anos da restauração da Diocese”, afirmou D. António Manuel Moiteiro Ramos, hoje nomeado Bispo de Aveiro.
Na mensagem que dirigiu à diocese de Aveiro, D. António Moiteiro sustenta que “sem comunidades cristãs vivas não há Igreja de Jesus”.
O novo bispo de Aveiro recorda que ao iniciar o seu ministério episcopal, há dois anos, disse que “a missão da Igreja não podia ser outra que a de proclamar o amor gratuito de Deus, a conversão ao Evangelho, o dom do Espírito, o Batismo para o perdão dos pecados e a formação de comunidades cristãs onde a fraternidade seja o selo da nossa identidade”.
“Passado este tempo, estou verdadeiramente convicto de que sem comunidades cristãs vivas não há Igreja de Jesus”, afirma.
Para o até agora bispo auxiliar da Arquidiocese de Braga, “a missão da Igreja não é outra senão a de propor a toda a humanidade a alegria do Evangelho”.
Na mensagem que dirigiu à diocese de Aveiro, D. António Moiteiro saúda os membros da Igreja e as autoridades civis, académicas e militares, recordando “os que mais sofrem” por motivos de doença ou “pelas consequências do sistema social que impera”.
“Para todos endereço uma palavra de esperança e a certeza da minha colaboração na promoção da pessoa humana criada à imagem e semelhança de Deus”, afirma D. António Moiteiro.
Manifesta também “reconhecimento e gratidão” à Arquidiocese de Braga, onde foi bispo auxiliar durante os dois últimos anos.
“A todos peço que me ajudeis a concretizar, nas terras de Aveiro, o meu lema episcopal «É preciso que Jesus reine» (1 Cor 15, 25), para que Jesus reine efetivamente na Diocese, nas famílias e, primeiro que tudo, no nosso coração”, pede D. António Moiteiro.
“Cultivemos a cultura da proximidade e rezemos uns pelos outros”, conclui o novo bispo de Aveiro na saudação à Diocese.
D. António Moiteiro Ramos, de 58 anos, foi hoje nomeado bispo de Aveiro pelo Papa Francisco, sucedendo a D. António Francisco dos Santos, que em abril deste ano tomou posse como bispo do Porto

Pequena biografia:
«O Papa Francisco nomeou hoje , dia 04 de Julho de 2014, D. António Manuel Moiteiro Ramos Bispo de Aveiro.
O Prelado de 58 anos até agora Bispo Auxiliar de Braga sucede a D. António Francisco, eleito bispo do Porto no passado dia 21 de Fevereiro.
António Manuel Moiteiro Ramos nasceu a 17 de Maio de 1956, na freguesia de Aldeia de João Pires, concelho de Penamacor e distrito de Castelo Branco, na diocese da Guarda.
Frequentou os Seminários Diocesanos do Fundão e da Guarda, sendo ordenado sacerdote a 8 de Abril de 1982 e nomeado Vigário Paroquial das paróquias de São Vicente e de São Miguel da Guarda. Em 1987 foi nomeado pároco, como membro de uma equipa sacerdotal, das paróquias de São Miguel da Guarda, Alvendre, Avelãs de Ambom, Rocamondo e Vila Franca do Deão e, em 1996, assume o cargo de Director Espiritual do Seminário Maior da Guarda, acumulando, ao mesmo tempo, com a assistência pastoral às paróquias de João Antão, Santa Ana d’Azinha e Panoias. Em 2006, e também como membro de uma equipa sacerdotal, foi nomeado pároco da Sé e de São Vicente, na cidade da Guarda.
Para além da paroquialidade exerceu, ao longo destes 30 anos de sacerdote, outros serviços na diocese da Guarda, tais como o de Responsável pelos Departamentos de Catequese da Infância e Adolescência e do Ensino da Igreja nas Escolas e, actualmente, o de Director do Secretariado Diocesano da Educação Cristã, Coordenador da Pastoral, Assistente Diocesano das Conferências Vicentinas, Membro do Conselho Presbiteral, do Conselho Episcopal e do de Pastoral.
Em 3 de Setembro de 2005 foi nomeado Assistente Geral da Liga dos Servos de Jesus, uma Associação Pública de Fiéis, fundada, em 1924, pelo bispo auxiliar da diocese da Guarda, o Servo de Deus D. João de Oliveira Matos, tendo, no momento actual, 23 comunidades em Portugal e uma em Angola e, em 2006, Vice-Postulador do Processo de Beatificação e Canonização do Servo de Deus.
Entre 1984-1986 fez a licenciatura em Teologia, com especialidade em catequética, no Instituto Superior de Teologia San Dâmaso, em Madrid, filiado na Universidade Pontifícia de Salamanca e, nos anos 1994-1996, frequentou as aulas no Instituto Superior de Pastoral, em Madrid, concluindo o doutoramento em Teologia Pastoral, em 1997, com a tese «Os catecismos portugueses da infância e adolescência de 1953-1993». Desde 1987 foi professor de catequética no Seminário Maior da Guarda e, actualmente, é professor de teologia pastoral no Instituto Superior de Teologia Beiras e Douro, com sede em Viseu.
O padre António Manuel Moiteiro Ramos foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, Bispo auxiliar de Braga, com o título de Cabarsussi.  Cabarssusi foi uma diocese católica, hoje extinta, que ficava no distrito de Bizacena, na Província Romana da África, da qual se mantém apenas o nome e cujo título é concedido a um bispo auxiliar ou coadjutor. Bizacena (Byzacena) foi um distrito da província romana da África, ao sul da Zeugitânia. A sua capital era Bizácio (Byzacium) e corresponde hoje ao território da Tunísia.»
O Bispo Auxiliar de Braga era pároco das paróquias de Sé e S. Vicente (Guarda). Ordenação na Sé da Guarda
A ordenação Episcopal de D. António Manuel Moiteiro Ramos foi a 12 de Agosto de 2012, na Sé Catedral da Guarda pelo Cardeal D. José Saraiva Martins, sendo consagrantes o Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício e o Arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga.

 

Sem comentários: