sábado, 6 de dezembro de 2014

À Irmã Carmo desejamos o encontro feliz com Deus! «Deus dos vivos e dos mortos,Crer em Vós é ter a Esperança; de encontrar na Luz de sempre, a Paz do último Dia...»


MARIA DO CARMO MOITEIRO

(30/04/1922  -   04/12/2014)

Faleceu na casa do Rochoso, sobre a madrugada do dia 4 de dezembro, a Irmã: Maria do Carmo Moiteiro, membro da Liga dos servos de Jesus. Com o bonito rol de noventa e duas primaveras o Senhor chamou-a definitivamente para si. A sua morte revestiu-se de alguma surpresa pois nada fazia prever tão rápido desfecho. A Comunidade do Rochoso prestou-lhe assistência total e durante o seu velório fez subir a Deus preces várias. Também outras irmãs e de diversas comunidades marcaram presença.
O acompanhamento fúnebre, precedido da eucaristia exequial realizou-se no dia seguinte, sendo presidida pelo Assistente Geral da Liga, concelebrada pelo pároco e outros sacerdotes que fizeram questão de estar presentes. Os utentes do Lar e povo do Rochoso participaram e quiseram rezaram por ela.
O presidente da celebração, partindo da primeira leitura “ Sobre este monte o Senhor há-de preparar um Banquete suculento…” realçou o significado do “Monte/Montanha” na Sagrada Escritura e que facilmente se pode e deve transferir para a vida pessoal de cada um de nós. Dizia ele que desde o monte Moriá de Abraão, ao monte do Horeb de Moisés; dos montes onde se refugiavam os profetas perseguidos, ao monte onde Jerusalém se encontra edificada; desde o monte das Bem aventuranças a tantos outros montes onde Jesus ensinava; desde o monte das tentações às colinas da  multiplicação dos pães; desde o monte da Transfiguração ao Monte do Calvário, sem esquecer o monte da Ascensão,  todos eles, nos falam do acesso e da nossa possibilidade à intimidade com Deus.
Foi no monte do Calvário que a SEMENTE DIVINA caiu, morreu e deu fruto. Fruto que outro não é, senão a vitória definitiva sobre a morte.
Foi em monte idêntico ao de Jesus, (sempre o nosso Calvário) que a irmã Carmo também subiu, caiu, morreu e certamente irá dar fruto. Na verdade como dizia o Evangelho escolhido: “Se o grão caído à terra não morrer fica só, mas se morrer dará muito fruto”. Foi na MONTANHA, cujo nome é Jesus, que esta irmã renasceu, se alimentou, cresceu, serviu e adormeceu. O seu nome evoca isso mesmo: Maria do Carmo. Facilmente nos lembramos do monte Carmelo, tão rico de significado para uma vida que se quer de total intimidade com Deus e com sua mãe invocada com o título de Senhora do Carmo.
Terminada a Eucaristia e feita a encomendação, rumou-se, entre cânticos de esperança e vitória sobre a morte, até ao cemitério local. Aí se fez a encomendação final. Continuaremos em oração para que o Senhor a receba na Sua glória e seja a Herança Eterna.
A toda a sua família, renovamos sentidas condolências, nesta hora de tristeza e dor. 

Sem comentários: