segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Actividades da Liga, em Agosto

Está a decorrer, nestes dias, o último retiro da Liga, deste ano. Como é do conhecimento de todos, o conferente foi o mesmo para os três períodos de retiro, o Senhor Pe Jerónimo, dos missionários da Boa Nova. Não sei se foi a ele que coube dar o impulso para a decisão de a Liga "arrancar" para as missões. Pelo menos, ajudou, já que, como sabemos e a Coordenadora Geral que cessou o seu mandato lembrou, na Assembleia, e muito bem, não nos convençamos que somos nós que fazemos, seja o que for, Deus é que actua, servindo-se de nós como instrumentos. Se, ao tentarmos esculpir qualquer coisa em pedra, utilizarmos um instrumento grosseiro, só conseguiremos desbloquear e não teremos formas perfeitas. Ao contrário, se for fino e bem afiado, chegaremos à forma pretendida.
Cuidemo-nos nós, como instrumentos, para que Deus possa executar os seus planos, sem que coloquemos qualquer obstáculo à sua acção.
É claro que esta é uma maneira humana de apresentar os factos. Deus não precisa de nós para nada, mas faz-nos o favor de nos atribuir o mérito do que Ele faz. Só Deus poderia agir assim. O homem, se puder "roubar" mérito a alguém que tenha agido melhor do que ele, nada lhe custa fazê-lo.
Bem, mas voltemos às actividades da Liga, que estão quase a terminar, por este ano.
A conclusão do retiro é na próxima quinta-feira. Na parte da manhã desse dia, funcionará, ainda, em simultâneo, um retiro de um dia, para Servos Externos, que se prolongará da parte da tarde, depois do das Servas Internas ter terminado. Este será a preparação próxima para a Festa da Liga, que este ano se realiza em Manteigas e cuja Adoração Geral se fará nesse dia, à noite, e que se prolongará durante toda a noite, após a procissão solene do Santíssimo, da Igreja, para a capela das Irmãs, em turnos, cada um de uma ou mais comunidades da Liga. À Cerdeira e ao Rochoso, pertence a adoração das 02:00 às 04:00. Lá estaremos, e as nossas missionárias estarão connosco, porque temos a certeza que nos acompanham, em espírito, e porque vamos rezar por elas, como prometemos.
E vai, para elas, o meu conselho: Disponham-se, para serem bons instrumentos nas mãos de Deus. Que o vosso trabalho se assemelhe a uma estátua perfeitinha, na qual cada uma de vós deixe o seu esforço bem marcado, aos olhos de Deus, mas de que os homens possam, também, usufruir, claro está.
Desejamos que esta semana, rica em actividades, dê muita glória a Deus e contribua para a expansão do Reinado de Cristo, como foi sempre aspiração do nosso Santo Fundador, D. João de Oliveira Matos.

Sem comentários: