segunda-feira, 9 de março de 2009

AINDA O DIA UM DE MARÇO!

No Plano de Actividades da Liga dos Servos de Jesus, incluem-se formações para serem realizadas nas datas mais significativas, além de uma recolecção mensal que se concretiza, quase sempre, na chamada "Casa Mãe", no Rochoso.
Essas datas são, por exemplo, o dia em que se comemora a fundação da Liga, dia 11 de Fevereiro, o aniversário do nascimento do Senhor D. João, 1 de Março, e os feriados: 1 de Dezembro, uma espécie de preparação para a festa da Imaculada Conceição, padroeira da Liga e 1 de Maio, início do Mês de Maria.
Este ano, no dia 1 de Março, o Senhor Assistente e a Senhora Coordenadora Geral, recentemente chegados da visita à Comunidade de Angola e guardando na memória a alegria que pairou nos rostos das Missionárias pioneiras, durante a curta permanência ali, não conseguiam falar de outro assunto. As fotografias das pessoas e das maravilhosas paisagens foram organizadas, artisticamente, num PowerPoint e todos os presentes as puderam visualizar, deslumbrar-se e colocar as mais variadas questões, até satisfazerem plenamente a curiosidade, que mais parecia vontade de imprimirem às suas vidas o rumo missionário, não já rezando pelas missões, mas indo para o terreno a laborar.
Que pena Angola não ser logo ali!... Não faltariam voluntários...
Na segunda parte, a custo, lá deram a vez a S. Paulo, o missionário por excelência, que, ao ser interpelado por Jesus, se virou do avesso e, só então, é que ficou direito e deixou de fazer coisas erradas.
Parece mesmo que só lhe faltava um jeitinho e, logo que lhe foi proporcionado, deixou de estar contra Jesus e os seus seguidores e começou a pregá-l'O com mais excelência e sabedoria do que os outros Apóstolos, que já O vinham acompanhando e bebendo, directamente, na Fonte, que era Ele próprio. Foi mesmo um milagre! Como é que S. Paulo conseguia falar com tanta certeza e segurança?
É que Deus já o tinha escolhido, desde o ventre materno, e instruído devidamente. Faltava-lhe, apenas, o Certificado de Habilitações, para poder trabalhar, oficialmente, na verdadeira Via.
E isso aconteceu, nesse momento.
Grande S. Paulo! Havemos de andar um ano inteiro a falar dele e não esgotamos os ensinamentos que nos legou. MAL é, se não aprendemos nada. PIOR, ainda, se não aprendemos a viver a mensagem que ele nos quer transmitir!

Sem comentários: