domingo, 9 de outubro de 2011

AINDA A IRMÃ CÉU!...

Continua entre nós, mas não fisicamente, nem visivelmente. Foi triste perdê-la de vista... Por outro lado, foi reconfortante constatar que o seu trabalho, durante a sua vida de educadora, aqui na Cerdeira, foi reconhecido. De quase todas as aldeias vizinhas, Miuzela, Amoreira, Cabreira, Parada, e, sobretudo da Cerdeira, todos os que puderam lhe fizeram companhia durante algum tempo e a Eucaristia de corpo presente foi, na verdade, muito frequentada. Ali estavam pais, filhos e netos, além de numerosos membros da Liga e muitos dos seus familiares.
Todos dela aprenderam, e muito! No transporte das crianças, ia ensinando catequese, rezava orações curtas, fáceis de memorizar e cantava. Todo o tempo era ocupado com alguma coisa útil. Ao arrancar com a carrinha, começava: "vamos lá com Deus, com Nossa Senhora e com o Anjinho da nossa guarda!" Todos rezavam em coro!
A maioria dos pais e dos filhos foram por ela preparados para a primeira comunhão. Não aconteceu o mesmo com os netos, já que a Ir Céu soube ceder o seu lugar, logo que lhe pareceu oportuno. E quantas festas ensaiou no Natal e no final de cada ano letivo? Será que se podem contar? É difícil!
Também não se "prendeu" ao papel de "ensaidora". Transferiu-o para as educadoras, para as fazer brilhar a elas e se apagar a si própria, embora durante vários anos se continuasse a verificar que andava por ali o seu dedo artístico.
São assim as pessoas que têm talentos! Escondem-se, para que os louvores sejam dados a Quem os concedeu!
A Cerdeira deve muito à Ir Céu, mas os filhos da terra sabem dar-lhe o valor que merece! Compareceram todos os que puderam e muitos não foram informados atempadamente. Alguns foram apanhados de surpresa, não contavam com este desfecho. Mas é a lei da vida e a Ir Céu já tinha as suas contas em dia, pois era muito espiritual, vivia em união com Deus e tinha muito amor à oração e muita caridade.
Saibamos nós ser herdeiros fiéis de tudo o que nos legou como exemplo!

Sem comentários: