segunda-feira, 17 de março de 2014

«Por isto é que todos conhecerão que sois meus discipulos: se vos amardes uns aos outros» (jo.13,35)





Dia 15 de Março de 2014 realizou-se mais um encontro de formação e convívio para os membros da Liga dos Servos de Jesus e simpatizantes da mesma. Acolheu-nos a casa, Lar  D. Isabel Trigueiros, no Fundão. Orientou o encontro o Senhor Padre Luís Miguel Pardal Freire. Fez-se o acolhimento aos participantes e, após uma breve oração, escutámos a palavra do Orientador que teve sempre a preocupação de colocar a Palavra de Deus como o centro de tudo o que ía ser dito. Iniciou com a profecia de Neemias ( Ne,8-1…)  «o sacerdote Esdras trouxe o  livro da Lei diante da Assembleia… O povo reuniu-se, todos os que eram capazes de compreender, para ouvir a palavra de Deus….» A Igreja deve continuar a reunir-se em nome da Palavra de Deus que é Jesus Cristo. Se não entendemos que a nossa reunião em Igreja é Jesus Cristo então fica tudo comprometido… A Igreja não é uma associação. O sinal da longevidade da Igreja é esta força que vem da pessoa de Jesus Cristo; a Lei maior « não faças aos outros o que não queres que te façam a ti…»; os valores verdadeiros que existem na sociedade têm origem em Jesus Cristo.
Todos nós somos pecadores… mas todos nós temos  vontade de seguir Jesus Cristo.
O Papa Francisco inspira-nos a olhar e a perceber que a Fé da Igreja é simples… assenta na Palavra de Deus. O Evangelho tem que ser vivido com alegria… a Palavra de Deus é para todos.
Seguiu-se um tempo de Adoração Eucarística onde, para além da oração de louvor e acção de graças, todos fomos convidados a meditar a mensagem do Papa Francisco para a Quaresma de 2014, cujo tema retirado da carta de São Paulo ( 2Cor.8,9) é: «Jesus Cristo fez-se pobre, para nos enriquecer com a sua pobreza».
Após o almoço houve tempo de convívio e partilha de ideias…
Seguiu-se a meditação da Paixão de Jesus Cristo nas estações da  Via Sacra, terminando com a Ressurreição de Jesus   celebrada na Eucaristia.

Sem comentários: